1
resposta

Mão na massa: aprendizagem autônoma

Feito com ajuda da LURI.

ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS PARA DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA
Pontos Fortes:
Adapto-me bem a diferentes métodos de estudos.

Pontos Fracos:
Procrastinação
Falta de prática do conteúdo aprendido
Estratégias Passadas Eficientes:
Consistência. Consumir o conteúdo, focar no aprendizado mesmo quando não sentir-se com vontade.

Novas Abordagens para Melhorar a Autodidática:
Implementar rotina de estudos e evitar-se distrações para não te desconcentrar.

Plano de Ação:
Concluir o aprendizado do curso, focar em estudar durante 45min com pequenas pausas de 5 min sem distrair-se com celular ou abrindo uma nova aba no navegador e por em prática o conteúdo aprendido utilizando o ChatGPT. Usar prompts de prática do conteúdo que estou estudando.

Acompanhamento e Avaliação:
Solicitar pequenas perguntas ao ChatGPT sobre o conteúdo aprendido daquela semana. Posso também revisar os conteúdos aprendidos que não pus em prática e solicitar que o ChatGPT me ajude a pô-los em prática o que não fiz.

1 resposta

Olá, Breno. Como vai?

Excelente reflexão! Utilizar a Luri para estruturar esse autodiagnóstico é uma ótima forma de aplicar a IA como uma mentora de produtividade. O seu plano de ação toca em pontos vitais para qualquer pessoa que estuda tecnologia e IA: o equilíbrio entre a teoria e a prática.

Para agregar valor ao seu plano e ajudar a combater os pontos fracos que você mencionou, como a procrastinação e a falta de prática, deixo algumas sugestões técnicas e metodológicas:

• Técnica Pomodoro Adaptada: Você mencionou o ciclo de 45/5 minutos. Essa é uma variação excelente da Técnica Pomodoro. Uma dica de ouro para evitar as distrações no celular é utilizar extensões de navegador ou aplicativos que bloqueiam redes sociais durante esses 45 minutos, criando um ambiente de Deep Work (Trabalho Focado).