1
resposta

Mão na massa: aprendizagem autônoma

Feito com ajuda da LURI.

ANÁLISE DE PONTOS FORTES E FRACOS PARA DESENVOLVIMENTO DA APRENDIZAGEM AUTÔNOMA
Pontos Fortes:
Adapto-me bem a diferentes métodos de estudos.

Pontos Fracos:
Procrastinação
Falta de prática do conteúdo aprendido
Estratégias Passadas Eficientes:
Consistência. Consumir o conteúdo, focar no aprendizado mesmo quando não sentir-se com vontade.

Novas Abordagens para Melhorar a Autodidática:
Implementar rotina de estudos e evitar-se distrações para não te desconcentrar.

Plano de Ação:
Concluir o aprendizado do curso, focar em estudar durante 45min com pequenas pausas de 5 min sem distrair-se com celular ou abrindo uma nova aba no navegador e por em prática o conteúdo aprendido utilizando o ChatGPT. Usar prompts de prática do conteúdo que estou estudando.

Acompanhamento e Avaliação:
Solicitar pequenas perguntas ao ChatGPT sobre o conteúdo aprendido daquela semana. Posso também revisar os conteúdos aprendidos que não pus em prática e solicitar que o ChatGPT me ajude a pô-los em prática o que não fiz.

1 resposta

Olá, Breno. Como vai?

Excelente reflexão! Utilizar a Luri para estruturar esse autodiagnóstico é uma ótima forma de aplicar a IA como uma mentora de produtividade. O seu plano de ação toca em pontos vitais para qualquer pessoa que estuda tecnologia e IA: o equilíbrio entre a teoria e a prática.

Para agregar valor ao seu plano e ajudar a combater os pontos fracos que você mencionou, como a procrastinação e a falta de prática, deixo algumas sugestões técnicas e metodológicas:

• Técnica Pomodoro Adaptada: Você mencionou o ciclo de 45/5 minutos. Essa é uma variação excelente da Técnica Pomodoro. Uma dica de ouro para evitar as distrações no celular é utilizar extensões de navegador ou aplicativos que bloqueiam redes sociais durante esses 45 minutos, criando um ambiente de Deep Work (Trabalho Focado).
  • Método de Estudo Ativo com ChatGPT: Em vez de apenas pedir perguntas ao ChatGPT, você pode utilizar a técnica de Instrução por Pares (Peer Instruction) invertida. Peça para a IA:
    "Aja como um aluno que está aprendendo este conteúdo e cometeu um erro técnico. Eu serei o professor e vou explicar onde você errou".
    Explicar um conceito para a IA é uma das formas mais poderosas de fixar o conhecimento e garantir que você realmente entendeu a lógica.
  • Prática Espaçada (Spaced Repetition): Como você citou a consistência como ponto forte, você pode pedir para o ChatGPT criar um cronograma de revisão. Por exemplo:
"Com base no conteúdo de Engenharia de Prompt que estudei hoje, crie um cronograma de 3 revisões (em 24h, 7 dias e 30 dias) com exercícios práticos diferentes para cada fase."
  • Feynman no ChatGPT: Para os conteúdos mais complexos, utilize o prompt: "Explique [Conceito X] como se eu tivesse 5 anos de idade". Se você conseguir entender a base simplificada, a aplicação prática se torna muito menos intimidadora e ajuda a vencer a barreira inicial da procrastinação.

Seu foco em "usar prompts de prática" é o caminho certo. A teoria nos dá a direção, mas é a prática que constrói a musculatura técnica.

Espero que possa ter lhe ajudado!