Aprendizagem autônoma, ou, conforme o conceito apresentado no curso, heutagogia, está a cada dia ganhando mais adeptos, principalmente com o desenvolvimento de ferramentas de IAs, como o Notebook LM. Assim, temos de nos adaptar para esse novo conceito de ensino.
A partir daí, temos devemos desenvolver metodologias para não nos perdermos no caminho, principalmente neste mundo de telas e aplicativos que nos tiram a atenção muito facilmente. Neste contexto, não temos uma cobrança, como a de um professor, da educação tradicional, portanto, criar uma rotina, utilizar os recursos para aumentar o foco, desligar de tudo que nos tira a atenção do aprendizado, ainda que por uma ou duas horas, é muito importante.
Dentro dessa auto análise, considero:
Pontos positivos:
- Interesse em buscar informações sobre assuntos que gosto;
- Facilidade de manuseio com ferramentas para a busca dessas informações;
- Acesso fácil a ferramentas para esse aprendizado;
Pontos negativos
- Organização. Preciso me organizar melhor quanto aos estudos, tempo e anotações;
- Distração. Tenho que me afastar de redes sociais e de locais que possam me tirar a atenção, pois disperso facilmente;
- Procrastinação. Preciso começar e terminar um curso, sem deixar para a última hora;
- Dedicação e foco. Preciso me dedicar mais ao que me proponho e focar em poucas coisas. Não querer abraçar o mundo.