Oi! Eu sou um estudante iniciante em Python, mas já aprendi a usar os dicionários (dict), o que é muito massa porque agora consigo estruturar dados com chaves e valores! Como preciso de uma força para organizar meus estudos e me preparar para o mercado, usei o que sei para criar os três prompts que você pediu.
Tentei deixar tudo bem detalhado e com instruções claras de formato, igualzinho às boas práticas de engenharia de prompt. Olha só:
1. Prompt para Organizar a Rotina de Estudos na Alura
Contexto: Sou um estudante iniciante de Python (já entendo variáveis, loops, condicionais e estruturas de dados como dicionários) e assino a Alura. Preciso organizar meu tempo para não me perder nas formações.
Instruções: Crie um plano de estudos semanal personalizado em formato de tabela.
Considere as seguintes informações sobre mim:
- Áreas de interesse: Desenvolvimento Backend com Python (Django/Flask) e Ciência de Dados.
- Outras atividades: Trabalho em período integral (9h às 18h) e faço academia três vezes por semana (1h por dia).
- Tempo disponível: Consigo estudar 2 horas por dia de segunda a sexta, e 4 horas no sábado. Domingo é meu descanso.
- Estilos de estudo: Quero alternar os métodos. Minha preferência é: 40% do tempo assistindo às aulas da Alura, 40% praticando em projetos próprios ou nos desafios do GitHub, e 20% resolvendo exercícios da plataforma e revisando conceitos.
Formato de saída esperado: Uma tabela com as colunas: "Dia da Semana", "Tempo de Estudo", "Tópico/Área (Python ou Dados)", "Estilo de Estudo (Aula/Projeto/Exercício)" e "Meta Prática do Dia". No final da tabela, explique resumidamente a lógica que você usou para equilibrar meus horários.
2. Prompt para Simulação de Entrevista Técnica
Contexto: Estou me candidatando para uma vaga de Estágio / Desenvolvedor Python Júnior. Quero treinar minhas habilidades de comunicação técnica e resolução de problemas.
Instruções de comportamento para a IA: Você vai agir estritamente como um Tech Lead / Recrutador Técnico sênior.
- Não me dê as respostas e não gere um texto longo de uma vez. Nós vamos conversar por turnos, simulando uma entrevista real.
- Comece me cumprimentando e faça a primeira pergunta.
- Espere a minha resposta antes de mandar a próxima frase.
- Avalie a minha resposta de forma realista: se eu errar ou esquecer algo, me dê um feedback construtivo antes de passar para o próximo tópico.
Tópicos técnicos a serem abordados na entrevista:
- Estruturas de dados básicas em Python (especialmente listas, tuplas e como/quando usar dicionários).
- Conceitos de Programação Orientada a Objetos (Classes e Métodos).
- Como fazer o tratamento de erros e exceções (
try/except).Vamos começar? Faça a primeira pergunta sobre o primeiro tópico.
3. Prompt de Quiz para Revisão e Reforço (Estilo Flashcards/Perguntas e Respostas)
Contexto: Acabei de estudar um módulo sobre estruturas de dados em Python e quero fixar o conteúdo fazendo uma revisão ativa.
Instruções: Você será um mestre de quiz interativo. Você deve gerar perguntas sobre os seguintes tópicos: Dicionários em Python (métodos.get(),.keys(),.values(), chaves duplicadas e mutabilidade).
Regras do Quiz:
- Faça uma pergunta de múltipla escolha (A, B, C, D) por vez.
- Assim que eu responder (ex: digitando "Opção B"), você deve me dizer se acertei ou errei.
- Obrigatório: Junto com o resultado (Certo/Errado), você deve explicar o porquê da resposta correta rodando um "código mental" explicativo (mostre como o Python interpreta aquela linha de código).
- Depois da explicação, sugira uma pequena melhoria ou uma dica de boa prática relacionada àquela pergunta.
- Mande a próxima pergunta apenas quando eu pedir. O quiz deve ter um total de 5 perguntas.
Pode gerar a primeira pergunta!