Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Oi! Eu sou um estudante iniciante em Python, mas já aprendi a usar os dicionários (dict), o que é muito massa porque agora consigo estruturar dados com chaves e valores! Como preciso de uma força para organizar meus estudos e me preparar para o mercado, usei o que sei para criar os três prompts que você pediu.

Tentei deixar tudo bem detalhado e com instruções claras de formato, igualzinho às boas práticas de engenharia de prompt. Olha só:

1. Prompt para Organizar a Rotina de Estudos na Alura

Contexto: Sou um estudante iniciante de Python (já entendo variáveis, loops, condicionais e estruturas de dados como dicionários) e assino a Alura. Preciso organizar meu tempo para não me perder nas formações.
Instruções: Crie um plano de estudos semanal personalizado em formato de tabela.
Considere as seguintes informações sobre mim:

• Áreas de interesse: Desenvolvimento Backend com Python (Django/Flask) e Ciência de Dados.
  • Outras atividades: Trabalho em período integral (9h às 18h) e faço academia três vezes por semana (1h por dia).
  • Tempo disponível: Consigo estudar 2 horas por dia de segunda a sexta, e 4 horas no sábado. Domingo é meu descanso.
  • Estilos de estudo: Quero alternar os métodos. Minha preferência é: 40% do tempo assistindo às aulas da Alura, 40% praticando em projetos próprios ou nos desafios do GitHub, e 20% resolvendo exercícios da plataforma e revisando conceitos.

Formato de saída esperado: Uma tabela com as colunas: "Dia da Semana", "Tempo de Estudo", "Tópico/Área (Python ou Dados)", "Estilo de Estudo (Aula/Projeto/Exercício)" e "Meta Prática do Dia". No final da tabela, explique resumidamente a lógica que você usou para equilibrar meus horários.

2. Prompt para Simulação de Entrevista Técnica

Contexto: Estou me candidatando para uma vaga de Estágio / Desenvolvedor Python Júnior. Quero treinar minhas habilidades de comunicação técnica e resolução de problemas.
Instruções de comportamento para a IA: Você vai agir estritamente como um Tech Lead / Recrutador Técnico sênior.

• Não me dê as respostas e não gere um texto longo de uma vez. Nós vamos conversar por turnos, simulando uma entrevista real.
  • Comece me cumprimentando e faça a primeira pergunta.
  • Espere a minha resposta antes de mandar a próxima frase.
  • Avalie a minha resposta de forma realista: se eu errar ou esquecer algo, me dê um feedback construtivo antes de passar para o próximo tópico.

Tópicos técnicos a serem abordados na entrevista:

1. Estruturas de dados básicas em Python (especialmente listas, tuplas e como/quando usar dicionários).
  2. Conceitos de Programação Orientada a Objetos (Classes e Métodos).
  3. Como fazer o tratamento de erros e exceções (try/except).

Vamos começar? Faça a primeira pergunta sobre o primeiro tópico.

3. Prompt de Quiz para Revisão e Reforço (Estilo Flashcards/Perguntas e Respostas)

Contexto: Acabei de estudar um módulo sobre estruturas de dados em Python e quero fixar o conteúdo fazendo uma revisão ativa.
Instruções: Você será um mestre de quiz interativo. Você deve gerar perguntas sobre os seguintes tópicos: Dicionários em Python (métodos .get(), .keys(), .values(), chaves duplicadas e mutabilidade).
Regras do Quiz:

• Faça uma pergunta de múltipla escolha (A, B, C, D) por vez.
  • Assim que eu responder (ex: digitando "Opção B"), você deve me dizer se acertei ou errei.
  • Obrigatório: Junto com o resultado (Certo/Errado), você deve explicar o porquê da resposta correta rodando um "código mental" explicativo (mostre como o Python interpreta aquela linha de código).
  • Depois da explicação, sugira uma pequena melhoria ou uma dica de boa prática relacionada àquela pergunta.
  • Mande a próxima pergunta apenas quando eu pedir. O quiz deve ter um total de 5 perguntas.

Pode gerar a primeira pergunta!

1 resposta

Oi, Marcelo, como vai?

Os três prompts que você construiu mostram uma compreensão bastante sólida dos princípios de engenharia de prompt. Você aplicou contexto, restrições, formato de saída e instrução de comportamento de forma consistente nos três casos, o que é exatamente o que diferencia um prompt que gera resultado útil de um que gera resposta genérica.

Um ponto que vale destacar é a forma como você estruturou o prompt de entrevista técnica. Instruir o modelo a aguardar sua resposta antes de continuar é uma das técnicas mais eficazes para simular conversas reais com IA, porque impede que ele "jogue tudo de uma vez" e desfaça a dinâmica de troca. Esse controle de turno é algo que muita gente ignora e depois estranha quando a simulação não funciona como esperado.

No prompt de quiz, a instrução de explicar o "código mental" junto com o resultado é um diferencial real. Em vez de apenas confirmar certo ou errado, você força o modelo a conectar a resposta ao raciocínio por trás dela, o que é muito mais útil para fixação do que uma devolutiva binária.

Pensando nos seus próximos passos em Python, como você planeja usar esses prompts na prática ao longo da sua jornada sabendo que a complexidade dos tópicos vai aumentar progressivamente?

Parabéns pelo exercício, foi muito bem pensado e executado. O fórum está à disposição sempre que precisar.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!