Prompt
Eu preciso da sua ajuda para organizar meu cronograma de estudos na Alura sem me perder.
Minha Realidade:
Bagagem: Sou Gestora de CX e CS, apaixonada por comportamento do cliente e gestão de pessoas.
Objetivo: Transição para Product Management (PM), focando em soluções estratégicas e centradas no usuário.
Disponibilidade: 3 horas por dia.
Suas Regras de Comportamento:
Monte um cronograma dividido em Ciclos Semanais.
Indique temas e cursos da Alura para buscar (focando em Product Discovery, Métricas, Agilidade e Tech para PMs).
Divida as 3 horas diárias em: 1h teoria, 1h30 prática e 30 min consolidação.
Conecte o estudo com minha bagagem de CX/CS.
Exemplo de formato (Siga este padrão):
Semana X: [Nome do Pilar]
Foco Alura: Buscar cursos sobre [Tema].
Divisão das 3h: 1h aulas; 1h30 criar artefato prático; 30 min revisar insights.
Ponte com CX/CS: "Use sua experiência em..."
Monte as 4 primeiras semanas do plano.
Resultado:
Seguindo o padrão, aqui estão suas 4 primeiras semanas na Alura:
Semana 1: Product Discovery e Alinhamento Estratégico
Foco Alura: Cursos sobre Product Discovery, Matriz CSD, Lean Inception e User Research.
Divisão das 3h: 1h aulas sobre Discovery e Matriz CSD; 1h30 aplicar um problema de CS/CX numa Matriz CSD e planejar entrevistas; 30 min anotar aprendizados no Notion ou Miro.
Ponte com CX/CS: "Use sua experiência em ouvir o cliente no pós-venda para cavar mais fundo e entender o problema de negócio por trás da reclamação que o CS recebe."
Semana 2: Métricas de Produto (Product Analytics)
Foco Alura: Cursos sobre Métricas (KPIs, OKRs), Frameworks (AARRR/Funil Pirata ou HEART) e Análise de Dados.
Divisão das 3h: 1h aulas sobre retenção e engajamento vs métricas de vaidade; 1h30 mapear o funil de um produto pelo framework AARRR e definir a North Star Metric; 30 min criar resumo visual das métricas e impactos no faturamento.
Ponte com CX/CS: "Você já monitora Churn e NPS. Aqui vai dar um passo atrás para olhar as métricas de uso que acontecem antes de o cliente dar uma nota baixa ou cancelar."
Semana 3: Agilidade, Priorização e Roadmap
Foco Alura: Cursos sobre Agilidade (Scrum e Kanban para PMs), Priorização (MOSCOW, RICE, GUT) e Roadmaps.
Divisão das 3h: 1h aulas sobre rituais do Scrum sob a ótica de PM e regras do framework RICE; 1h30 pegar feedbacks recorrentes de CX e aplicar a matriz RICE para priorizar o Roadmap; 30 min escrever uma justificativa de negócio para os stakeholders sobre o item vencedor.
Ponte com CX/CS: "No atendimento resolvemos quem grita mais alto. Como PM você usará empatia para ouvir a todos, mas usará frameworks para dizer não estrategicamente quando não gerar valor."
Semana 4: Tecnologia para PMs (Product Tech)
Foco Alura: Cursos sobre Tecnologia para não-devs, Lógica de Programação, APIs e Arquitetura de Software.
Divisão das 3h: 1h aulas sobre Front-end, Back-end, Banco de Dados e integrações via API; 1h30 desenhar a arquitetura lógica simples de uma função de CS/CX atual (ex: como a tela de atendimento busca dados do cliente); 30 min criar um glossário com termos do dia a dia dos devs (deploy, bug, refatoração) para se ambientar.
Ponte com CX/CS: "Você já comunica o impacto de bugs ao cliente. Entendendo a parte técnica, você traduzirá dores em impactos de engenharia, ganhando o respeito dos desenvolvedores."
Com esse plano você fecha o primeiro mês cobrindo os 4 pilares de PM. Bons estudos!