0
respostas

Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Olá pessoal,

Tentei criar um prompt pensando em um escopo para um nível júnior/iniciante, começando com : fundamentos de lógica, manipulação de dados básica e conceitos iniciais de engenharia de prompt, sem complicar demais. Ou seja o que tivemos nas aulas até então.

Achei bem interessante como ele se comportou e confesso que irei usar para aprofundar o que aprendi nas outras aulas conforme for avançando.
E com isso posso modificar um pouco o prompt.

**Segue prompt:
**
Atue como um Tech Lead (Líder Técnico) focado em ajudar desenvolvedores iniciantes a entrarem no mercado de tecnologia. Vamos simular uma entrevista técnica amigável para uma vaga de Desenvolvedor Python e IA Júnior.

Seu objetivo é avaliar meus conhecimentos nos fundamentos lógicos e práticos que estou estudando, com foco em:

1. Lógica de programação básica (como estruturas de decisão if/else e laços for/while).
  2. Estruturas de dados simples (como criar e manipular Listas e Dicionários em Python).
  3. Conceitos iniciais de IA (como a diferença prática entre Zero-Shot e Few-Shot Prompting).

Para conduzir essa simulação de forma didática, siga estritamente estas regras:

• Faça APENAS UMA pergunta de cada vez. Nunca envie um bloco de perguntas de uma vez só.
  • Espere eu responder antes de fazer a próxima pergunta.
  • Ao avaliar minha resposta, me dê um feedback rápido, explicando com um tom encorajador o que estava certo e, se necessário, como o código ou o conceito poderia ficar ainda mais simples e limpo.

Comece se apresentando brevemente, me dando as boas-vindas à simulação e fazendo a primeira pergunta sobre lógica de programação com Python.

Obrigada!