1
resposta

Mão na massa: aplicando técnicas de Prompt no cotidiano

Totina de estudos na Alura

O Prompt, abaixo, foi gerado para criar uma rotina de estudo.

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Link com a integra da resposta do Prompt

ChatGpt:
https://chatgpt.com/share/6a073e7c-6378-83e9-b122-7a121046f291

Gemini:
https://gemini.google.com/share/a9f64be6640c

Maritaca:
https://chat.maritaca.ai/shared/XM67qAk_0eL7E9N0

Gostei muito das possibilidades apresentadas pelo Maritaca, vide abaixo, onde propõem estudos criados por ele para ajudar no aprendizado:
Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Olá, Ana Paula! Como vai?

Fantástico o seu exercício! Você aplicou uma técnica avançada de Engenharia de Prompt ao combinar o papel (Persona) de um mentor de carreira com instruções claras de formato e saída múltipla.

O que mais chama a atenção na sua abordagem é a especificidade. Ao pedir que a IA simule uma entrevista técnica e forneça exemplos de perguntas sobre Analytics Cases, SQL e Estatística, você transforma um simples roteiro de estudos em uma ferramenta de preparação prática para o mercado de trabalho.

A sua análise comparativa entre o ChatGPT, Gemini e Maritaca é valiosíssima. Como você notou, o Maritaca (uma IA brasileira) muitas vezes oferece sugestões muito pertinentes ao nosso contexto.

Para elevar ainda mais o nível dessa sua rotina de estudos, gostaria de sugerir três pontos que podem ser adicionados ao seu "kit de prompts":

1. Otimização para "Data Wrangling"

Como você mencionou o interesse em limpeza de dados, uma técnica de prompt útil é pedir para a IA atuar como um Code Reviewer:

• “Atue como um Engenheiro de Dados Sênior. Vou te enviar um trecho de código em Python para tratar valores ausentes e quero que você critique a eficiência e sugira uma abordagem usando a biblioteca Pandas.”

2. Cronogramas Dinâmicos (Excel)

Quando você pede um cronograma em Excel, pode instruir a IA a gerar o conteúdo em formato de tabela Markdown, que você pode copiar e colar direto no Excel, ou até pedir o código Python para gerar o arquivo .xlsx via biblioteca openpyxl.

3. Simulação de Entrevista Inversa

Em vez de apenas ler as perguntas, você pode usar um prompt de interação passo a passo:

• “Quero que você me entreviste para uma vaga de Analista de Dados. Faça uma pergunta técnica de cada vez. Eu respondo, você avalia minha resposta, me dá um feedback e só então passa para a próxima pergunta.”

Isso cria um ambiente de aprendizado ativo muito mais potente do que a leitura passiva de um PDF.

Parabéns pelo empenho e pela organização dos seus estudos na Alura! Essa mentalidade de testar diferentes modelos de IA para ver qual entrega o melhor resultado é o que define um profissional de ponta em Engenharia de Prompt.

Espero que possa ter lhe ajudado!

Dos três modelos que você testou, qual deles apresentou a explicação mais didática para a diferença entre INNER JOIN e LEFT JOIN na sua opinião?