1
resposta

Mão na Massa: aplicando técnica de prompt

Criei este prompt para me auxiliar a me organizar para o restante do curso ONE:

Quero que você atue como meu organizador de estudos na plataforma Alura (ONE). Meu objetivo é ter uma rotina clara e equilibrada para concluir os cursos e desafios que faltam, levando em conta que já fiz aulas básicas de Back-end com JavaScript, aprendi a usar o VS Code, tive dificuldade com GitHub, finalizei o curso de IA Generativa e Engenharia de Prompt.
Ainda faltam:

Challenge de Iniciante em Programação (Amigo Secreto); (INICIAR POR AQUI)
Crie suas primeiras páginas web.

Quero um plano que combine diferentes estilos de aprendizado: assistir aulas, praticar em projetos, fazer exercícios e revisar conceitos.
Monte a rotina em blocos semanais, com indicação de: O que estudar em cada dia (curso/aula/tópico). Tempo recomendado.

Espaços para revisão e reforço do que tive dificuldade.
Me entregue o cronograma como uma tabela organizada, equilibrando teoria e prática, e com prioridade para concluir os cursos que faltam.
Considere que disponho agora de 3h30 /dia pois trabalho, tenho outros estudos e afazeres. Considere segundas a Sábados.
Quero concluir até dia 22 de setembro.

1 resposta

Oi, Marcio. Tudo certo?

Sua proposta de prompt é muito boa, pois você utilizou diversas técnicas importantes, como definir o objetivo e a persona da inteligência artificial. Isso torna a interação mais precisa e os resultados mais úteis.

O planejamento é um passo necessário na hora de estudar e, com a ajuda de uma IA, se torna muito mais fácil.

Para refinar ainda mais, você pode adicionar exemplos de como a rotina deve ser apresentada, mostrando um formato de tabela com colunas como "dia", "horário", "curso/tópico" e "tempo". Isso guiará a IA para uma resposta mais próxima do que você espera.

Obrigado por compartilhar com a gente.

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!