Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa: aperfeiçoe um copy

Vou copiar o que a IA me disse:

Vamos fazer exatamente como você pediu: diagnóstico primeiro, depois as duas copies, e paramos para você me dizer o que achou.

1. Diagnóstico

A copy original:

“Venha à Clínica Equilibrium para os melhores tratamentos! Temos ótimos serviços. Confie em nós, você vai adorar!”

tem alguns problemas bem claros:

“os melhores tratamentos” — é uma afirmação absoluta, mas sem explicar o que torna os tratamentos melhores.
“ótimos serviços” — não acrescenta informação. Qualquer clínica poderia dizer a mesma coisa.
“Confie em nós” — pede confiança sem oferecer um motivo para confiar.
“você vai adorar” — é uma promessa subjetiva e pouco relevante para a decisão de quem está procurando um tratamento.
Não há benefício concreto — não sabemos o que o paciente ganha com a visita à clínica.
Não há conexão com uma necessidade real — a copy fala da clínica, mas não da pessoa que está lendo.
CTA fraco — “venha” até indica uma ação, mas não explica por que agir agora nem qual é o próximo passo.
Falta identidade — se trocássemos “Clínica Equilibrium” pelo nome de outra clínica, o texto continuaria funcionando exatamente igual.

O principal problema não é a falta de criatividade, mas a falta de argumento.

Persona 1 — Isabela, 28 anos
Ângulo

Aqui eu trabalharia a tensão entre querer se cuidar e não conseguir encaixar esse cuidado em uma rotina já cheia.

Em vez de dizer “você merece se cuidar”, que seria bastante genérico, a ideia é reconhecer uma situação concreta: o autocuidado acaba ficando para depois porque sempre existe alguma coisa mais urgente.

Primeira versão

Para quem vive adiando o autocuidado

Entre trabalho, compromissos e uma rotina que não desacelera, cuidar de si pode acabar ficando para depois.

A Clínica Equilibrium é um espaço para incluir esse cuidado na rotina de forma mais prática, com tratamentos voltados ao seu bem-estar e às suas necessidades.

Porque se cuidar não precisa ser mais uma tarefa na lista.

CTA 1: Agende seu horário
CTA 2: Encontre um horário para você

Persona 2 — Eduardo, 40 anos
Ângulo

Para Eduardo, eu não colocaria estética e saúde como duas coisas separadas. O argumento seria justamente a possibilidade de olhar para bem-estar, aparência e relaxamento de maneira integrada.

Também evitaria exagerar no discurso “holístico”, porque isso pode deixar o texto abstrato.

Primeira versão

Bem-estar também passa pela forma como você se sente

A rotina de trabalho cobra seu preço — no corpo, na disposição e até na forma como você se enxerga.

Na Clínica Equilibrium, a proposta é olhar para estética e bem-estar de maneira mais integrada, com tratamentos que acompanham diferentes necessidades.

Um cuidado que não começa e termina na aparência.

CTA 1: Conheça os tratamentos
CTA 2: Agende uma avaliação

Um ponto que eu já deixaria em aberto

As duas copies ainda estão deliberadamente mais conceituais do que comerciais, porque o briefing não me deu nenhum diferencial real da Clínica Equilibrium — quais tratamentos oferece, como funciona, o que tem de diferente, quais resultados ou abordagem utiliza.

E acho que esse é justamente o próximo ponto para a gente trabalhar: não inventar especificidade só para a copy parecer específica.

Agora quero o seu feedback nessas duas: o que está com a sua cara e o que ainda está com cara de “copy de IA”?

Eu devolvi: Preciso que o tamanho da copy se assemelhe ao que partimos, mas ainda com as correções.
Entre os diferenciais são: atendimento premium, espaço preparado e pensado nos detalhes da experiência de relaxamento, tratamentos de estética que buscam o mais próximo do natural e os melhores profissionais do mercado. Proponha só um CTA.

O Chat respondeu: Ah, sim — agora entendi melhor o que você quer. Eu que expandi demais a copy na resposta anterior.

Com os diferenciais que você trouxe, já dá para ser bem mais específica sem inventar nada.

Eu faria assim:

Persona 1 — Isabela

A dor dela é falta de tempo, então o diferencial de atendimento premium + ambiente pensado para relaxamento pode responder justamente à ideia de aproveitar melhor aquele momento de cuidado.

Versão: Sua rotina pede praticidade. Seu momento de cuidado também. Na Clínica Equilibrium, você encontra atendimento premium, um espaço pensado nos detalhes para relaxar e tratamentos estéticos que valorizam resultados mais naturais.

CTA: Agende seu momento

Persona 2 — Eduardo

Aqui eu puxaria mais para a combinação entre estética, relaxamento e naturalidade, sem transformar a clínica em algo excessivamente “holístico”.

Versão: Estética e bem-estar podem caminhar juntos. Na Clínica Equilibrium, cada detalhe do espaço é pensado para proporcionar relaxamento, com atendimento premium, profissionais experientes e tratamentos que buscam resultados o mais próximo possível do natural.

CTA: Agende sua experiência

1 resposta

Fala, Beatriz! Tudo bom?

Agradeço por trazer sua solução para o fórum!

Curti demais como trabalhou o diagnóstico inicial da copy, destacou os diferenciais da Clínica Equilibrium e ainda reforçou a importância de adaptar o texto às personas. Essa abordagem mostra atenção ao detalhe, foco em clareza e preocupação em tornar a comunicação mais persuasiva e específica.

E algumas boas práticas que você pode adotar são:

• Explorar benefícios concretos: sempre mostrar o que o cliente ganha com o serviço.
  • Ajustar tom por persona: adaptar linguagem e argumentos conforme perfil e dor principal.
  • Fortalecer o CTA: usar chamadas únicas e diretas que indiquem claramente o próximo passo.

Continue postando as suas soluções! Além de ganhar pontos de XP na plataforma, você pode ajudar outros estudantes no fórum.

Ah, uma pergunta: o que você considera mais importante neste momento, investir em CTAs mais fortes para aumentar conversão ou aprofundar ainda mais os diferenciais da clínica para reforçar autoridade?

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

Alura Conte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!