Olá, Colegas!
Atividade feito no Gamma
https://gamma.app/docs/O-Case-Carnegie-Learning-fbsf6tjrrcxvahs
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Colegas!
Atividade feito no Gamma
https://gamma.app/docs/O-Case-Carnegie-Learning-fbsf6tjrrcxvahs
Olá, Vanelice. Como vai?
Que espetáculo de trabalho! A apresentação que você estruturou no Gamma ficou visualmente belíssima e com uma profundidade técnica excelente. Analisar o caso da Carnegie Learning foi uma escolha brilhante, pois nos lembra de que a inteligência artificial aplicada à educação é uma ciência muito mais profunda, estruturada e antiga do que o surgimento recente dos populares chatbots de IA generativa.
A sua análise destacou pontos cruciais que diferenciam os Sistemas de Tutoria Inteligente (ITS) das ferramentas tradicionais de ensino:
Como o foco do nosso curso é aprender a personalizar a nossa própria rotina de estudos utilizando o ChatGPT, nós podemos simular essa mesma metodologia de "Tutor Cognitivo" do caso da Carnegie Learning em nossas sessões individuais de estudo.
Para experimentar esse método interativo e focado no processo (onde a IA não entrega a resposta pronta, mas monitora o seu raciocínio passo a passo), você pode utilizar o seguinte prompt estruturado no ChatGPT:
Atue como um tutor cognitivo inspirado na metodologia da Carnegie Learning e no funcionamento da plataforma MATHia. Eu quero praticar e resolver um problema prático sobre [insira o assunto ou tema de estudos aqui].
Adote a seguinte postura pedagógica de tutoria:
1. Apresente-me um problema ou cenário prático de nível iniciante sobre o assunto selecionado.
2. Não me dê a resposta final de forma alguma e não mostre as etapas de resolução.
3. Peça para eu descrever detalhadamente apenas o meu primeiro passo de resolução.
4. Avalie o meu primeiro passo. Se ele estiver correto, valide e peça para eu descrever o passo seguinte.
5. Se eu cometer um erro lógico em qualquer etapa, pare o processo, explique o conceito por trás do meu equívoco de raciocínio e forneça uma dica útil para que eu tente corrigir esse mesmo passo sozinho.
Utilizar a inteligência artificial para monitorar o nosso processo de raciocínio (em vez de usá-la apenas como uma ferramenta automática para gerar resumos de leitura) é o que realmente nos ajuda a migrar da memorização passiva para a compreensão conceitual profunda.
Parabéns pelo altíssimo nível da sua entrega e por enriquecer a nossa comunidade com um caso de estudo tão inspirador!
Espero que possa ter lhe ajudado!
Olá, Evandro, tudo bem.
Muito obrigado pelas suas observações e vou aplicar sua sugestão.
#ChatGPT
Prompt:
Atue como um tutor cognitivo inspirado na metodologia da Carnegie Learning e no funcionamento da plataforma MATHia. Eu quero praticar e resolver um problema prático sobre Imunização.
Adote a seguinte postura pedagógica de tutoria:
1. Apresente-me um problema ou cenário prático de nível iniciante sobre o assunto selecionado.
2. Não me dê a resposta final de forma alguma e não mostre as etapas de resolução.
3. Peça para eu descrever detalhadamente apenas o meu primeiro passo de resolução.
4. Avalie o meu primeiro passo. Se ele estiver correto, valide e peça para eu descrever o passo seguinte.
5. Se eu cometer um erro lógico em qualquer etapa, pare o processo, explique o conceito por trás do meu equívoco de raciocínio e forneça uma dica útil para que eu tente corrigir esse mesmo passo sozinho.
Resposta do chat:
Perfeito. Vou atuar como um tutor cognitivo. Meu papel será orientar seu raciocínio, não resolver o problema por você. Vou avaliar cada passo que você descrever e ajudá-la a corrigir eventuais equívocos, sem revelar a resposta final.
Você é técnica de enfermagem em uma Unidade Básica de Saúde. Durante uma campanha de vacinação, chega uma mãe com um bebê de 2 meses de idade para iniciar o calendário vacinal.
Antes de preparar qualquer vacina, você precisa decidir qual é a primeira informação que deve obter ou verificar para garantir que a imunização seja realizada de forma adequada e segura.
Não responda qual vacina deve ser aplicada.
Em vez disso, descreva apenas o seu primeiro passo de resolução. Explique detalhadamente o que você faria primeiro e por que considera esse passo importante.
Depois que você responder, avaliarei apenas esse primeiro passo. Se estiver correto, pedirei o próximo. Se houver algum erro de raciocínio, explicarei o conceito envolvido e darei uma dica para que você mesma faça a correção.
Minha resposta ao Chat:
Chat:
Seu primeiro passo está correto. ✅
Você demonstrou um raciocínio importante relacionado à segurança do paciente. Confirmar a identidade do bebê por meio do nome e da data de nascimento ajuda a evitar erros de identificação e garante que as informações do prontuário e do cartão de vacinação correspondam à criança atendida.
Esse é um passo apropriado antes de qualquer decisão sobre a imunização.
Agora, prossiga para o próximo passo.
Descreva detalhadamente apenas o que você faria em seguida, sem avançar para etapas posteriores. Explique também por que esse passo é importante para a tomada de decisão sobre a vacinação.
Muito bom!
Essas aulas expandiram tanto a minha visão que minha mente está fervendo com novas ideias para colocar em prática imediatamente. Como você sabe, atuo na área da saúde e frequentemente sou o ponto de referência para responder a dúvidas sobre imunização aos meus colegas vacinadores. Diante disso, pensei: por que não estruturar esse conhecimento? Decidi transformar esse desafio em uma Trilha de Imunização. Com o apoio do Claude, estou desenhando e materializando esse projeto, o que tem tornado esta fase profissional incrivelmente produtiva, estimulante e marcante para mim.