Importante

Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!

1
resposta

Mão na massa: análise de caso

Olá, Colegas!

Atividade feito no Gamma

https://gamma.app/docs/O-Case-Carnegie-Learning-fbsf6tjrrcxvahs

1 resposta

Olá, Vanelice. Como vai?

Que espetáculo de trabalho! A apresentação que você estruturou no Gamma ficou visualmente belíssima e com uma profundidade técnica excelente. Analisar o caso da Carnegie Learning foi uma escolha brilhante, pois nos lembra de que a inteligência artificial aplicada à educação é uma ciência muito mais profunda, estruturada e antiga do que o surgimento recente dos populares chatbots de IA generativa.

A sua análise destacou pontos cruciais que diferenciam os Sistemas de Tutoria Inteligente (ITS) das ferramentas tradicionais de ensino:

• Modelagem Cognitiva em Tempo Real: Como você bem apontou, a plataforma MATHia não se limita a avaliar se a resposta final está certa ou errada. Ela monitora o processo de tomada de decisão do estudante passo a passo. Isso é fruto de décadas de pesquisas em psicologia cognitiva na Carnegie Mellon University. Ao mapear o caminho do pensamento, a tecnologia consegue identificar o ponto exato em que ocorreu uma falha de lógica, aplicando uma intervenção pedagógica cirúrgica na raiz do problema.
  • Redução da Desigualdade de Aprendizado: Trazer os dados científicos validados (como o estudo independente da RAND Corporation e o estudo EMERALDS de 2022) trouxe um rigor analítico muito forte para o seu trabalho. Demonstrar que o ganho de conhecimento foi estatisticamente maior justamente entre os alunos com pior desempenho inicial prova que a personalização do aprendizado mediada por tecnologia é um dos caminhos mais eficientes para promover a equidade educacional.

Como o foco do nosso curso é aprender a personalizar a nossa própria rotina de estudos utilizando o ChatGPT, nós podemos simular essa mesma metodologia de "Tutor Cognitivo" do caso da Carnegie Learning em nossas sessões individuais de estudo.

Para experimentar esse método interativo e focado no processo (onde a IA não entrega a resposta pronta, mas monitora o seu raciocínio passo a passo), você pode utilizar o seguinte prompt estruturado no ChatGPT:

Atue como um tutor cognitivo inspirado na metodologia da Carnegie Learning e no funcionamento da plataforma MATHia. Eu quero praticar e resolver um problema prático sobre [insira o assunto ou tema de estudos aqui]. 

Adote a seguinte postura pedagógica de tutoria:
1. Apresente-me um problema ou cenário prático de nível iniciante sobre o assunto selecionado.
2. Não me dê a resposta final de forma alguma e não mostre as etapas de resolução.
3. Peça para eu descrever detalhadamente apenas o meu primeiro passo de resolução.
4. Avalie o meu primeiro passo. Se ele estiver correto, valide e peça para eu descrever o passo seguinte.
5. Se eu cometer um erro lógico em qualquer etapa, pare o processo, explique o conceito por trás do meu equívoco de raciocínio e forneça uma dica útil para que eu tente corrigir esse mesmo passo sozinho.

Utilizar a inteligência artificial para monitorar o nosso processo de raciocínio (em vez de usá-la apenas como uma ferramenta automática para gerar resumos de leitura) é o que realmente nos ajuda a migrar da memorização passiva para a compreensão conceitual profunda.

Parabéns pelo altíssimo nível da sua entrega e por enriquecer a nossa comunidade com um caso de estudo tão inspirador!

Espero que possa ter lhe ajudado!