Olá, Colegas!
Atividade feito no Gamma
https://gamma.app/docs/O-Case-Carnegie-Learning-fbsf6tjrrcxvahs
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá, Colegas!
Atividade feito no Gamma
https://gamma.app/docs/O-Case-Carnegie-Learning-fbsf6tjrrcxvahs
Olá, Vanelice. Como vai?
Que espetáculo de trabalho! A apresentação que você estruturou no Gamma ficou visualmente belíssima e com uma profundidade técnica excelente. Analisar o caso da Carnegie Learning foi uma escolha brilhante, pois nos lembra de que a inteligência artificial aplicada à educação é uma ciência muito mais profunda, estruturada e antiga do que o surgimento recente dos populares chatbots de IA generativa.
A sua análise destacou pontos cruciais que diferenciam os Sistemas de Tutoria Inteligente (ITS) das ferramentas tradicionais de ensino:
Como o foco do nosso curso é aprender a personalizar a nossa própria rotina de estudos utilizando o ChatGPT, nós podemos simular essa mesma metodologia de "Tutor Cognitivo" do caso da Carnegie Learning em nossas sessões individuais de estudo.
Para experimentar esse método interativo e focado no processo (onde a IA não entrega a resposta pronta, mas monitora o seu raciocínio passo a passo), você pode utilizar o seguinte prompt estruturado no ChatGPT:
Atue como um tutor cognitivo inspirado na metodologia da Carnegie Learning e no funcionamento da plataforma MATHia. Eu quero praticar e resolver um problema prático sobre [insira o assunto ou tema de estudos aqui].
Adote a seguinte postura pedagógica de tutoria:
1. Apresente-me um problema ou cenário prático de nível iniciante sobre o assunto selecionado.
2. Não me dê a resposta final de forma alguma e não mostre as etapas de resolução.
3. Peça para eu descrever detalhadamente apenas o meu primeiro passo de resolução.
4. Avalie o meu primeiro passo. Se ele estiver correto, valide e peça para eu descrever o passo seguinte.
5. Se eu cometer um erro lógico em qualquer etapa, pare o processo, explique o conceito por trás do meu equívoco de raciocínio e forneça uma dica útil para que eu tente corrigir esse mesmo passo sozinho.
Utilizar a inteligência artificial para monitorar o nosso processo de raciocínio (em vez de usá-la apenas como uma ferramenta automática para gerar resumos de leitura) é o que realmente nos ajuda a migrar da memorização passiva para a compreensão conceitual profunda.
Parabéns pelo altíssimo nível da sua entrega e por enriquecer a nossa comunidade com um caso de estudo tão inspirador!
Espero que possa ter lhe ajudado!