1
resposta

Mão na massa: analisando planilha e gerando gráficos

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

1 resposta

Ficou ótimo! A gente consegue ver a prática completa: desde a organização dos dados até o cálculo das médias e a geração do gráfico. Parabéns!

Para deixar tudo mais organizado e evitar dores de cabeça, o ideal é separar cada informação em uma coluna: Aluno, Prova 1, Prova 2, Prova 3, Prova 4 e Nota final. Quando tudo fica na mesma célula, a planilha pode dar uma zica, a IA precisa se virar nos 30 para entender os dados, e o uso de tokens aumenta porque a informação fica meio bagunçada.

Se você ainda não domina o Excel, recomendo fazer um curso rápido ou pedir para uma IA te guiar no básico, passo a passo. Isso já resolveria boa parte desses problemas.

um prompt que você pode usar é:

Quero que você seja meu professor de Excel do zero.

Estou fazendo uma atividade em que preciso organizar uma planilha com nomes de alunos, notas de provas, calcular a média final e gerar um gráfico.

Me ensine fase por fase, sem pular etapas.

Primeiro, pergunte se eu já tenho os dados prontos.
Depois, me ensine a separar os dados em colunas.
Em seguida, me ensine a calcular a média usando fórmula.
Depois, me ensine a arrastar a fórmula para os outros alunos.
Por fim, me ensine a criar um gráfico com os nomes dos alunos e as médias finais.

A cada fase, espere eu responder se consegui fazer antes de passar para a próxima.

Explique como se eu fosse iniciante, usando exemplos simples e comandos exatos do Excel.
Quando eu errar, corrija com calma e mostre o caminho certo.

E ao invés de usar o gemini pra gerar a imagem, você pode mandar a print pro ChatGPT ou para o Gemini (ferramenta canvas) e pedir que gere um arquivo xscv ou .excel pra você.