Durante a prática, os modelos tiveram dificuldade para ler o arquivo, tanto o Google AI Studio, quanto o ChatGPT. Pedi para que formatassem corretamente o arquivo mantendo os dados corretamente, e funcionou.
De início, pedi que analisasse o arquivo e descrevesse o que continha na planilha:
A planilha contém os seguintes tipos de dados:
Aluno → texto (object) — nomes dos alunos.
Prova 1, Prova 2, Prova 3, Prova 4 → números decimais (float64) — notas obtidas em cada prova.
Nota final → número decimal (float64) — coluna destinada à média ou nota final (atualmente com valores vazios).
Em resumo: é uma planilha de avaliações estudantis, com dados nominais (nomes) e quantitativos (notas).
Após isso, pedi para que calculasse a média aritmética das notas de cada aluno:
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Desempenho Final dos Alunos
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Nº Nome do Aluno Média Final
1 Marcelo Barbosa 7,80
2 Rafaela Santos 6,20
3 Ronaldo Santos 6,73
4 Lucas Gabriel Ribeiro 7,05
5 Luana da Silva 6,93
6 Mariana Pereira 4,28
7 Maria Eduarda Farias 7,68
8 Fernando Henrique Silva 6,25
9 Pedro Henrique Souza 6,33
10 Ana Paula Oliveira 3,93
11 Natália Guimarães 4,75
12 João Vitor Ferreira 4,93
13 Rodrigo Almeida 5,98
14 Gustavo Carvalho 6,85
15 Leticia Costa 7,03
16 Aline da Rocha 6,60
17 Marcos Vinicius Lima 5,73
18 Carla Cristina Castro 3,05
19 Isabela da Costa 6,43
20 Bruna Oliveira 7,25
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Com esses resultados, dei o comando para que ele criasse um gráfico de dispersão das médias dos alunos e também que incluísse uma linha média geral para facilitar a visualização de quem teria atingido a meta de nota ou não.
Segue o gráfico:
O gráfico mostra o desempenho médio de cada aluno em relação à média geral da turma.
Cada ponto alaranjado representa a média individual de um estudante, calculada a partir das quatro provas.
A linha vermelha tracejada indica a média geral da turma, funcionando como uma referência de comparação.
Dessa forma, podemos identificar facilmente:
os alunos acima da média (pontos acima da linha vermelha);
e os alunos abaixo da média (pontos abaixo da linha vermelha).
Esse tipo de visualização ajuda a compreender o nível geral de desempenho da turma e a reconhecer quem está se destacando ou precisa de reforço.