1
resposta

Mão na massa

    Motivos de Estresse:
Assédio
Desorganização
Desvio de Função
Falta de Transparência

    Não consigo identificar atitudes objetivas que possam resolver esses problemas, pois não dependem de mim. O estresse ocorre justamente por esses fatores me impedirem de aplicar a rotina necessária à minha função.
1 resposta

Oi Ivaldo,

Imagino que o cenário seja bem complexo. Como você se comunica com as pessoas que de certa forma não apresentam transparência? E como elas lidam com a desorganização. É o famoso "apagar incêndios"?

Você já tentou se posicionar sobre isso? Conversar com as pessoas envolvidas e falar algo no sentido de "do jeito que estamos fazendo não está legal, podemos melhorar alguns processos, como por exemplo..."

Longe de mim querer dar receita mágica ou pronta, mas o seu desafio agora é pensar em intervenções para tentar melhorar esse quadro. Entendo que em muitos casos, a ordem vem de cima, mas é importante tentarmos rever algumas coisas.

Se em todo caso, as pessoas não acolherem suas ideias e continuarem como se nada tivesse sido dito, ai minha sugestão é você focar no seu trabalho, no que está ao seu alcance.

Repito, sei o quanto é complicado, já trabalhei em ambientes muito complexos, com processos descabidos, pessoas que não agregavam em nada... E entender que elas são daquele jeito e que não era culpa minha, me ajudou a sofrer menos...

Fez sentido?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software