Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Manutenção e Páginas Duplicadas

Pessoal, uma dúvida: se meu site está indexado, porém, eu preciso fazer uma manutenção e reenviar alguns arquivos (substituir o arquivo contato.php, por exemplo), isso pode acabar causando algum tipo de conflito na indexação?

Outra coisa: Se eu removo alguma página do site, o Google continua indexando ou ele identifica que não existe e para de indexar?

2 respostas
solução!

E aí, Guilherme!

A substituição dos arquivos não afeta a indexação imediatamente, pois ainda é preciso que o crawler passe por lá para ver as mudanças. Entretanto, se seu contato.php for clicado, o resultado exibido será sempre o mais recente.

Exemplo: vamos supor que seu contato.php estava indexado com o título "Contato". Após as alterações, você colocou o título "Fale Conosco". Antes do crawler passar pelo seu site novamente, a página contato.php ainda vai exibir "Contato" como título na busca, mas ao ser clicada o que vai aparecer é "Fale Conosco".

O exemplo foi com o título da página, mas isso vale para qualquer alteração.

Sobre a remoção de uma página, ela continuará sendo indexada até que o crawler passe novamente e veja que ela não está mais lá. Antes disso, com ela aparecendo na busca, será exibido um triste erro 404, file not found.

Espero ter ajudado, bons estudos!

Opa, ajudou sim Rodrigo, era exatamente o que eu queria saber. Brigadão!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software