1
resposta

Manutenção do Site pelo cliente

Olá a tod@s. Recentemente fiz o curso de HTML , CSS e Javascript. Porém, para continuar me exercitando estou fazendo um site mas me surgiu uma dúvida. Sei como fazer a manutenção do site pois estou construindo do zero mas quando meu cliente quiser atualiza-lo vai ter que mexer novamente no html/css para adicionar novas fotos e textos? Sei que esses locais que vendem templates tem uma página de admin que facilita isso para uma pessoa leiga.

Qual seria o ideal para fazer a atualização do site ser mais fácil para o meu cliente? Ou qual curso teria que fazer a seguir?

1 resposta

E aí, Igor!

Se for preciso que seu cliente mexa no código, não vai ter jeito, vai ter que tentar passar pra ele um conhecimento técnico que pode ser visto como um empecilho por ele. "Nossa, não poderia ser mais simples?" seria uma resposta esperada.

Esses sistemas que você mencionou que possuem uma página admin são todos feitos com alguma linguagem back-end, como o PHP. Nesse caso ele não precisaria aprender, mas você precisaria.

Para adicionar fotos e textos sem o seu cliente precisar de conhecimentos de front-end, ele poderia usar o Wordpress. Esse sistema é bastante completo e serve para os dois perfis: você, com conhecimento técnico, pode personalizar totalmente, e ele, usuário, pode usar uma interface intuitiva de criação de conteúdo.

Aqui na Alura existe a Carreira Desenvolvedor Wordpress. Você pode aprender os fundamentos, que são bem simples, e posteriormente até se aprofundar. Tem até curso de otimização nas buscas do Google.

Espero ter ajudado, bons estudos.