Meu código ficou como segue:
<canvas width="600" height="400"></canvas>
<script>
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext("2d");
pincel.fillStyle = "lightgray";
pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);
var cores = ["blue", "red", "green"]
var i = 0
var raio = 10
function criaBolinha(mouseEvent) {
    var x = mouseEvent.pageX - tela.offsetLeft;
    var y = mouseEvent.pageY - tela.offsetTop;
    pincel.fillStyle = cores[i];
    pincel.beginPath();
    pincel.arc(x, y, raio, 0, 2 * 3.14);
    pincel.fill();
    if(mouseEvent.shiftKey) {
        raio = raio + 20;
    } else {
        raio = 10;
    }
}
tela.onclick = criaBolinha;
function mudaCor() {
    i++
    if(i == cores.length) {
        i = 0;
    }
    return false; 
}
tela.oncontextmenu = mudaCor;
</script> 
            