Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
5
respostas

Manipulação de arquivo txt com Python no Docker

Há algum tempo eu criei um tópico sobre essa dúvida que está nesse link: https://cursos.alura.com.br/forum/topico-manipulacao-de-arquivo-txt-com-python-no-docker-125319

Eu marquei como solucionado mas eu cometi um erro, já que não era a solução que eu estava procurando, preciso saber como faço para copiar o arquivo txt na máquina física sem usar o comando cp, como eu disse na outra discussão.

Pelas minhas pesquisas, esse deveria ser o comando para isso:

docker run -v /pastaCompartilhada:/volume imagem

Mas nada acontece quando eu rodo esse comando, o container roda normal, o txt é gerado dentro do container, mas o arquivo txt não é gerado na pasta compartilhada pelo virtualBox

Alguém tem alguma outra sugestão?

5 respostas

Olá Henrique, tudo bem? Você tentou criar um volume usando comando:

docker volume create <nome_do_volume>

E em seguida atrelar esse esse volume ao container da seguinte forma:

docker run -d -v <nome_do_volume>:/<pasta_do_container> imagem

Fala pra gente qual foi o resultado!

Bom dia, obrigado por responder,

Eu já tinha tentado isso também mas não funcionou, o container roda normal mas o arquivo não é gerado

Mas eu descobri uma coisa curiosa, se eu fizer assim:

docker run -d -v <nome_do_volume>:/<pasta_do_container>/<nome_qualquer> imagem

Ele cria uma pasta com "nome_qualquer" dentro da pasta_do_container, mas não gera o arquivo dentro da pasta nome_qualquer

Henrique, você poderia me disponibilizar essa imagem para que eu possa tentar fazer esse procedimento aqui na minha máquina? Você poderia colocar a imagem no Docker Hub e colocar o link aqui pra eu poder fazer alguns testes aqui!

Fico aguardando retorno!

solução!

Olá, desculpe por demorar de responder, mas é que eu desisti de usar a pasta compartilhada, realmente não consegui fazer. Então eu estou usando um arquivo docker-compose.yml onde o volume é criado por ele, e só basta dar o comando docker-compose up e ele gera os arquivos na própria pasta do projeto.

Mas muito obrigado pela atenção, pode encerrar o tópico.

Entendi Henrique, que bacana que você compartilhou a solução aqui com a gente!