Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
16
respostas

Maneiras de resolver o exercicio.

Bem, eu ando praticando bastante. E estou fazendo alguns exercicios, as vezes, quando eu fico na duvida se minha estrutura ta certa ou não, eu colo para ver a opinião do instrutor. Por exemplo, o de fatoração do Java 1 que me bateu uma dúvida. Mas na minha cabeça estou fazendo errado por ser uma "cola" depois eu salvo esses exercicios para praticar mais. O que vocês me recomendam? Anotei dois tipos de exercicios já que tenho que praticar mais, quando ocorre uma situação dessas. Me recomendariam sites?

16 respostas

Olá Bruno,

Iniciando em programação e lógica é assim mesmo, tem que praticar muito para desenvolver bem o raciocínio e a linguagem escolhida. O ideal é tentar bastante resolver sem olhar a solução.

Se estiver muito difícil, você poderia abrir um tópico no fórum explicando a dificuldade e dizendo que não quer a resposta, apenas uma orientação de como se aproximar da solução, qual linha de pensamento.

Acho muito importante sempre praticar além dos exercícios passados. Investir um tempo para tentar criar um problema e tentar resolvê-lo com o que você tem aprendido é uma boa prática.

Abraço.

Oi Bruno, essas coisas acontecem, ainda mais em programação que há várias formas de resolver o mesmo problema, e isso deixa um leque grande de opções.

O que você pode fazer é tentar ao máximo resolver um problema, fazer a "cola" não é um problema, mas você não pode deixar isso virar um hábito, tenta, se não conseguir da uma espiada, ou você pode vir pedir um help no fórum, sempre tem alguém para ajudar.

Não esquenta a cabeça mas tente ao máximo resolver os problemas sozinho, a dificuldade faz parte do aprendizado, o que ela não pode é te desmotivar.

Espero ter ajudado.

Outra duvida que bateu, quando eu terminei uma parte do curso eu avanço logo pra outra, o util seria por exemplo eu terminar tipo a primeira parte de um curso, fazer os exercicios dela e depois pegar mais exercicios por fora dessa parte?

Oi Bruno,

depende muito isso, caso você esteja tendo muitas dificuldades com um tópico, acho que seria válido fazer isso, ou até mesmo refazer os exercícios, isso é um boa atividade para fixação, agora se o tópico foi tranquilo, talvez somente uma leitura complementar para fixar a teoria.

Mas isso varia muito de pessoa para pessoa e do tempo que tem disponível para fazer essas coisas. Porém não custa nada tentar, se você achar que fazer os exercícios e pegar outros exercícios para resolver não estão ajudando, o jeito é mudar a tática.

Espero ter ajudado.

Outra duvida, saberia de algum aplicativo para treinar java no celular? Vou ter que ficar parado um bom tempo até as 22h e gostaria de saber se tem algum app pra baixar e ficar estudando. De preferencia, offline. Sei que tem pra python, mas meu foco agora é java.

Algo de resolvendo algoritmos em java, ou exercicios de java no celular etc

Então Bruno, eu não conheço nenhum, não gosto muito dessa negócio de treinar por APP, nesses casos eu acho melhor treinar no papel do que no APP, creio que fixa melhor, mas isso é opinião minha, se alguém conhecer um APP é só indicar xD

E outra, eu vou vendo as vídeos aula e fazendo junto. Ou uma hora só vejo a vídeo aula e depois vejo a video aula fazendo junto. Desculpe tantas perguntas, nunca fui de estudar sozinho e bem, comecei semana passada. Então, não sei até que ponto vou falar pra mim e " Já posso tentar algo no mercado".

Eu normalmente assisto no APP enquanto vou é volto do trabalho e em casa eu assisto fazendo junto, mas isso vai da didática do instrutor, em alguns casos não dá certo, o jeito é se adaptar ao modo de cada um.

Não esquenta com a as perguntas, é assim mesmo, caso você esteja na faculdade você pode tentar uma vaga de estágio, pois você pode ir aprendendo enquanto trabalha (pelo menos essa seria a teoria), se você não está o jeito é começar a treinar sozinho, por exemplo, quando você terminar algum módulo de web, tentar impedem entardecer um projeto por si só, tudo bem em consultar alguma coisa, pois sempre temos que buscar algo na Internet, mas implementar algo sem um passo à passo de um instrutor, você ir fazendo de acordo com a necessidade, ir sentindo essa necessidade. Assim você vai criando mais coragem para ir buscar algo no mercado.

E sempre você vai ter que recorrer a algo para conseguir seguir em frente com um projeto, ou ao Google atrás de algum blog que te ajude, ou na comunidade como aqui na Alura, no GUJ ou em outros.

Então cara, em agosto eu vou começar a faculdade. Eu pretendo morar fora, então praticamente vou aceitar qualquer trampo na área aqui, pra juntar uma grana e ir pro leste europeu. Eu estou tirando os documentos e em quatro anos pretendo vazar daqui :v Sempre gostei da ideia de programar, sempre gastei muito tempo pesquisando sobre, mas nunca coloquei nada em prática e quase fui pra área de publicidade haha fico feliz de ter desistido até, se não nunca teria descoberto gosto pra programar e gosto pra estudar haha

Sobre o app, eu achei um chamado DCODER. A aparencia lembra o Sublime e compila em várias linguagens! Baixei as vídeos aula e vou ver enquanto estiver parado. (:

Legal, muitos lugares na Europa exigem curso superior, espero que você consiga, mas esse lance de faculdade ajuda bastante, e só conhecimento ajuda muito conseguir emprego nos primeiros anos, só tenha cuidado para não cair em telemarketing, eu consegui fugir dessa fase Rsrsrsrs.

Muito gente faz isso, acaba indo para uma área mas no fundo gosta de outra, que bom que você percebeu isso o quanto antes.

Vou dar uma conferida no APP, pode ser que me ajuda em algumas coisas :)

Quando você acha necessário a participar de projetos open source? É bom? Tipo, eu consigo pegar um código em Java agora e ler, eu consigo entender +- o que acontece. Quais são os comandos de saída, etc Quando seria ideal começar a pegar open sources? E como estudar um código?

Você pode começar a qualquer momento, mas eu indicaria tentar conhecer um projeto à nível usuário primeiro, para saber como ele funciona, e assim começar ver os seus problemas e os pontos que você pode melhorar nele, assim você pode pegar o código e começar a dissecar ele, para entender como foi feito e como funciona, e assim tentar um emendar alguma funcionalidade que você julgue interessante, mas contribuir em um repositório é mais complicado, você vai ter que começar a entrar em contato com a equipe, mostrar o que você viu de problema e lustrar a sua implementação.

Mas acho interessante você conversar com alguém que faz parte de algum projeto, por exemplo o Alberto da Alura.

Opa e como consigo conversar com o Alberto?

solução!

Aí é meio complicado, as vezes ele pode aparecer aqui no tópico, mas talvez um e-mail (só não sei onde conseguir), mas uma dica, não seja persistente xD