Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
18
respostas

Maneira de estudo.

Novamente, mais um tópico aqui. Bem, estou correndo atrás de conteúdos de programação faz uns 2 meses, mas sempre achava desatualizado, até conhecer a Alura escutando uns podcasts. Eu ainda me sinto embaralhado com os (Ifs, elses) e sobre alguns termos e algumas funções. E as vezes fico com medo de desistir por conta disso (mas não é minha vontade) Que dicas vocês dariam, já que faz uma semana que comecei a estudar MESMO por aqui. Estou usando meu tempo livre, que é no caso, o dia todo, antes de começar a faculdade de ciências da computação. Que dicas vocês me dariam? Como eu posso executar uma ideia e como posso participar de projetos open-sources? Sempre estou ouvindo podcasts desta área faz mais ou menos uns 2 meses. Obrigado!

18 respostas

Boa tarde Bruno,

Amigo, minha recomendação para você fica o seguinte: Se você está iniciando, e tem o dia todo livre, mande bala nos estudos aqui na Alura, conseguirá formar uma base muito boa para iniciar a faculdade se você se dedicar.

Em Ciência da Computação você verá muito mais do que Programação. É um curso que abrange várias outras partes da tecnologia.

Se programação lhe interessa bastante, recomendo iniciar a carreira básica:

Carreira Iniciante em Programação

Finalizado esses cursos, seria bom estudar os cursos de algoritmos e estrutura de dados:

Algoritmos I

Algoritmos II

Estrutura de Dados

Esses cursos são para te dar a base, as fundações da Programação. A partir daí você poderá optar por vários caminhos, vai depender do que te atrai mais, poderá partir para cursos de uma linguagem de programação para web, ou focar em Mobile, ou até ir para a parte de Front-end ou Infra.

Quanto a parte de executar uma ideia, participar em projetos open-source, acho que antes de pensar nisso, primeiro precisar ter o conhecimento para desenvolver entende. Primeiro aprender, e no processo de aprendizado você vai desenvolvendo seu senso de análise, e por fim chegará ao ponto de saber ou pelo menos terá ideia do que é necessário para tirar uma ideia do papel e transformar em realidade.

Mas para iniciar, fica lá em cima minhas recomendações de cursos que lhe ajudarão.

Abraços.

Cara, muito obrigado! Estou fazendo o curso de Ruby 1 e estava procurando o curso de algoritmos por aqui. Bem, quando vou fazer o exercicio eu sei de qual estrutura do codigo o exercicio está falando, mas tenho preguiça de montar e acabo copiando e colando. Não sei se estou fazendo certo. A faculdade de computação só vou fazer para pegar o diploma, já que o diploma em muitos lugares no exterior, principalmente no EUA conta como experiência. Eu tenho interesse em fazer alguns freelances, você acha que em julho eu conseguiria começar a fazer já?

Oi

comece com a carreira de iniciante de programação

https://cursos.alura.com.br/career/iniciante-em-logica-de-programacao

quais os podcasts que vc tem ouvido ?? Do hipsters ? De uma olhada no Alura live também :

https://www.youtube.com/playlist?list=PLh2Y_pKOa4UftJFaaxRwQIVCnIlf5lGiT

Não recomendo fazer isso de copiar e colar. Melhor coisa é você fazer, você escrever. Acredito que fixe melhor dessa forma.

Quanto ao tempo de começar a trabalhar como freelancer, depende de cada um, não tenho como prever a sua curva de aprendizado nestes próximos 3 meses, é possível sim, depende muito mais de você do que de qualquer outra coisa. Use bem seu tempo.

E é claro, tendo dúvidas durantes os cursos, o fórum está aqui. Postar e interagir com a comunidade também agrega conhecimento.

Abraços.

Valorize a universidade de computação. Com boas notas você pode ter uma carreira academica ou conseguir ótimos estágios no mercado. Depois disso, tem os programas de trainee é só bem formado você vai estar apto para garantir as melhores vagas. Na universidade você tem a oportunidade de participar de projetos (inclusive com bolsas de estudo) que vai ti proporcionar experiência, inclusive para o currículo.

Opa Jefferson, eu tenho ouvido bastante o Grok Podcast, que inclusive, recomendo. Conheci bastante linguagens diferente com o grok e quais quero aprender quando eu tiver uma base boa. Eu comecei a escutar um americano para treinar meu inglês chamado, coding blocks. Mas conheci a Alura através do nerdcast e do hipsters ponto tech também, que tiraram bastante minhas duvidas sobre carreira em tecnologia. E emerson, você acha que seria interessante eu refazer o curso já que fiz ele dessa maneira, ou acabar e começar o outro? Estou fazendo ele e está em 69 % já era para mim ter acabado, mas tive que formatar meu computador ontem. E acabei perdendo tempo e tentando codar no papel mas é um saco haha

Bruno,

Você está falando do curso de Ruby? Se for dele, te recomendo pausar e fazer os cursos que lhe dão a base primeiro.

Ai depois começar ele do início, ou qualquer outra linguagem que seja do início. Você entenderá muito melhor as coisas quando a base tiver sido dominada, afinal é parte comum em programação e todas linguagens terão aplicação destes conhecimentos.

Abraço.

Uma das linguagens que quero aprender futuramente é o GoLang. Me interessei bastante por ela haha

Quanto ao Podcast, deixou uma dica que acho muito válida:

É muito bom, e uma fonte interessante de informação. Mas nesse estágio que você está começando, nada é mais importante do que praticar o que você aprende. Não estou sugerindo que você pare de ouvir, me entenda bem. Mas ficar horas e horas ouvindo podcast ao invés de praticar o que se aprende não é muito eficiente para quem está iniciando.

Faça o curso de algoritmo por exemplo e pratique o conteúdo. Crie um projeto da sua cabeça usando o conteúdo para treinar, simule uma situação que pode usar e pratique. A prática da programação é essencial. Apenas assistir o vídeo e fazer meia dúzia de exercícios não resolve entende, praticar é o caminho para dominar uma tecnologia.

Para cada 1h de Podcast, tente ter ao menos o dobro de prática em programação, se não mais.

Abraços.

Opa, então Emerson, eu ando ouvindo os podcasts quando fico parado em algum lugar sem fazer nada. Para tornar ao menos esse tempo produtivo. Como eu poderia montar um horario de estudo? Bem, o Ruby eu consegui entender bem, inclusive o código está montado bonitinho e está ok até agora. Vou finalizar o curso para não ficar como "falha" na minha cabeça hehe já que é o básico e envolve lógica de programação também. Como eu posso montar uma planilha de estudo?

Show a ideia é essa mesmo em relação a podcast.

Cara ai varia muito quanto a plano de estudo. Cada pessoa é de um jeito certo, cada um se adapta melhor com algo.

Vou falar algumas coisas que acho importante, mas cabe a você decidir o que encaixa melhor no seu caso:

Primeiramente, para estabelecer um plano de estudos eficiente, eu acho bom ter uma rotina. Por que? Porque quando você estabelece um padrão de comportamento, seu corpo e mente se adaptam melhor e sabem que determinados horários são para cada coisa. E isso faz uma boa diferença em relação a concentração.

Você também não vai querer estar cansado. É difícil estudar ou trabalhar com aquele cansaço de quem dormiu pouco batendo, ou com muita fome. Tudo isso influencia na produtividade, seja nos estudos ou no trabalho. Uma boa tática é ter horário definido para ir dormir e para acordar. Pode parecer coisa piegas isso né? Tipo: sou jovem e tal, não gosto de ter horário definido, quero fazer o que me der na telha. Sim eu entendo, mas, há contrapartidas.

Estabelecer uma rotina sólida e segui-la o máximo possível com determinação e dedicação nos estudos só terá um resultado: conteúdo assimilado, evolução do conhecimento, domínio de tecnologia, enfim, sucesso. Que é o que você quer alcançar.

Vamos exemplificar um rotina de estudos básica, começando no fim da noite:

  1. Ir dormir às 23h no máximo.

  2. Acordar às 7h e tomar café da manhã (se você se sentir bem descansado com menos sono, ótimo).

  3. Pratique alguma atividade física. Por que? O que isso tem a ver com estudar? Cientificamente provado que exercitar pela manhã tem inúmeros benefícios para o corpo, saúde em geral, e te manter bem desperto e disposto pelo resto do dia.

  4. Inicie seus estudos às 9h. Aqui sua rotina básica será acessar o Alura, ir para o vídeo que você parou, assistir, ler o texto complementar, fazer os exercícios, e praticar mais. Terminou um curso? Invista tempo praticando o conteúdo todo passado e explorando coisas a mais desse assunto que o curso citou, mas não aprofundou. Faça pausas eventuais para necessidades apenas (ir no banheiro! kkk). Deixe de lado rede social, celular, tv, qualquer coisa que possa te distrair. (Música varia, tem gente que gosta e ajuda na concentração, tem gente que presta atenção nas músicas e deixar a tarefa como secundária).

  5. Almoce, seja 12h - 13h. Pessoa com fome cai a produtividade, pode começar a ter dor de cabeça, etc.

  6. Tire um tempo para colocar a mente em outra coisa, não sobrecarregar. Jogue um pouco de algo que gosta, veja um episódio de uma série.

  7. Volte aos estudos 14h - 15h. Foco total novamente, desconecte-se das distrações, sequência no conteúdo que estava vendo. Terminou um curso, gaste aquele tempo praticando para solidificar. Venha no fórum e leia dúvidas dos colegas, veja se pode ajudá-los a resolver algo que você já aprendeu. Quando conseguir fazer isso sinal que já está sabendo bem aquele assuntou, pois já consegue transmitir o conhecimento para outra pessoa.

  8. Nova pausa 17h, essa mais rápida, só para dar uma relaxada, 15 a 30min.

  9. Continue os estudos 17h30, finalizando o ciclo de estudo do dia com pesquisa (para aquele item que ficou um pouco de dúvida, ou aquele problema que teve), leitura, podcast voltado para o que você está estudando (afinal ouvir ou ler algo que é mais avançado e não tem nada a ver com seu tópico atual de estudo só vai te confundir e colocar o carro na frente dos bois).

  10. Encerre os estudos do dia 19h. Aqui sua mente já teve uma boa carga de informação, e não há necessidade de forçar os estudos até altas horas, mas caso você queira e esteja se sentindo bem, a decisão é toda sua. Aproveite esse período da noite para ficar com a família, jantar, fazer algo que gosta, e ir se preparando para estar com tudo no jeito e pode ir dormir naquele horário da sua rotina.

Isso é só uma ideia certo, longe de ser modelo para qualquer coisa. Cada pessoa tem ritmos e métodos que funcionam melhor. Cabe a você ir testando e vendo o que é melhor para você. Tem gente que gosta mais da noite, então prefere dormir das 4h da manhã até 11h, acordar curtir uma preguiça, já almoçar e começar o dia a todo vapor após este almoço, indo até madrugada adentro. Como eu disse, cada um cada um.

Espero ter contribuído. Abraço.

O que o Emerson escreveu vale até para estudar para concurso publico !!

Cara, eu tenho feito isso exatamente todos os dias! haha principalmente exercicio. E quando estou praticando exercicio vou ouvindo podcast. Mas vou seguir a de começar 9h. Pois tenho começado um pouco mais cedo. Hoje acordei umas 6h55. Mas vou anotar isso e seguir isso a risca! Eu estava fazendo sem pausa alguma, sem relaxamento algum. Muito obrigado cara!

solução!

Boa sorte, não esqueça de marcar o tópico como resolvido, senão fica aberto um tempão até algum moderador fechar por inatividade. Abraço.

Complementando o Post do Emerson, que ficou bem legal! Práticas de Meditação aumentam a performance! Teoria e Prática em conjunto! Acordar Cedo aumenta a Performance, pois é nosso relógio biológico. Por Exemplo eu Acordo 5:45 Trocar conhecimento, trabalhar em equipe, pedir ajuda e observar como outros desenvolvedores pensam. Estudar Inglês!

Principalmente excluir qualquer estimulo informacional externo, Televisão, Filmes, Noticias, isto vai tirar o seu foco e ocupar sua mente com símbolos que vão te fazer procastinar. Principalmente em momentos de dificuldade. Bom Desenvolvimento e Bom estudos!

Emerson e Fernando OTIMAS dicas vou fazer minha rotina diaria também para não sair do foco, no meu caso vou pra academia e volto com a mente relaxada pra estudar...

bons estudos abraço.

Ótimas dicas pessoal, mas o que vocês indicariam para quem trabalha ou estuda e nao consegue ter tempo contínuo durante o dia, apenas "janelas"?

Olá Henrique,

Olha, se não tem tempo contínuo para montar um plano de estudos sólido, use o tempo que tem. Eu por exemplo, tenho 1h15 de almoço. Sempre almoço em 15min e uso essa 1h para estudar também. Vai de cada um.

Se de dia for complicado demais, use a noite então, monte uma rotina de estudo para quando chegar do trabalho. Aí para não sobrecarregar demais trabalhar o dia todo e estudar todo dia de noite, alterne os dias. Estudos segunda e terça a noite, ai folga quarta, estudo quinta, folga sexta. E ai investe mais horas de estudos no fds quando terá mais tempo.

Cabe a você analisar as janelas de tempo que tem, e se estudar nelas vai lhe trazer resultado. Uma janela muito curta pode não ajudar muito, afinal mal daria tempo de você entrar no assunto e já teria que parar para voltar a outras atividades.

Abraço.