Show a ideia é essa mesmo em relação a podcast.
Cara ai varia muito quanto a plano de estudo. Cada pessoa é de um jeito certo, cada um se adapta melhor com algo.
Vou falar algumas coisas que acho importante, mas cabe a você decidir o que encaixa melhor no seu caso:
Primeiramente, para estabelecer um plano de estudos eficiente, eu acho bom ter uma rotina. Por que? Porque quando você estabelece um padrão de comportamento, seu corpo e mente se adaptam melhor e sabem que determinados horários são para cada coisa. E isso faz uma boa diferença em relação a concentração.
Você também não vai querer estar cansado. É difícil estudar ou trabalhar com aquele cansaço de quem dormiu pouco batendo, ou com muita fome. Tudo isso influencia na produtividade, seja nos estudos ou no trabalho. Uma boa tática é ter horário definido para ir dormir e para acordar. Pode parecer coisa piegas isso né? Tipo: sou jovem e tal, não gosto de ter horário definido, quero fazer o que me der na telha. Sim eu entendo, mas, há contrapartidas.
Estabelecer uma rotina sólida e segui-la o máximo possível com determinação e dedicação nos estudos só terá um resultado: conteúdo assimilado, evolução do conhecimento, domínio de tecnologia, enfim, sucesso. Que é o que você quer alcançar.
Vamos exemplificar um rotina de estudos básica, começando no fim da noite:
Ir dormir às 23h no máximo.
Acordar às 7h e tomar café da manhã (se você se sentir bem descansado com menos sono, ótimo).
Pratique alguma atividade física. Por que? O que isso tem a ver com estudar? Cientificamente provado que exercitar pela manhã tem inúmeros benefícios para o corpo, saúde em geral, e te manter bem desperto e disposto pelo resto do dia.
Inicie seus estudos às 9h. Aqui sua rotina básica será acessar o Alura, ir para o vídeo que você parou, assistir, ler o texto complementar, fazer os exercícios, e praticar mais. Terminou um curso? Invista tempo praticando o conteúdo todo passado e explorando coisas a mais desse assunto que o curso citou, mas não aprofundou. Faça pausas eventuais para necessidades apenas (ir no banheiro! kkk). Deixe de lado rede social, celular, tv, qualquer coisa que possa te distrair. (Música varia, tem gente que gosta e ajuda na concentração, tem gente que presta atenção nas músicas e deixar a tarefa como secundária).
Almoce, seja 12h - 13h. Pessoa com fome cai a produtividade, pode começar a ter dor de cabeça, etc.
Tire um tempo para colocar a mente em outra coisa, não sobrecarregar. Jogue um pouco de algo que gosta, veja um episódio de uma série.
Volte aos estudos 14h - 15h. Foco total novamente, desconecte-se das distrações, sequência no conteúdo que estava vendo. Terminou um curso, gaste aquele tempo praticando para solidificar. Venha no fórum e leia dúvidas dos colegas, veja se pode ajudá-los a resolver algo que você já aprendeu. Quando conseguir fazer isso sinal que já está sabendo bem aquele assuntou, pois já consegue transmitir o conhecimento para outra pessoa.
Nova pausa 17h, essa mais rápida, só para dar uma relaxada, 15 a 30min.
Continue os estudos 17h30, finalizando o ciclo de estudo do dia com pesquisa (para aquele item que ficou um pouco de dúvida, ou aquele problema que teve), leitura, podcast voltado para o que você está estudando (afinal ouvir ou ler algo que é mais avançado e não tem nada a ver com seu tópico atual de estudo só vai te confundir e colocar o carro na frente dos bois).
Encerre os estudos do dia 19h. Aqui sua mente já teve uma boa carga de informação, e não há necessidade de forçar os estudos até altas horas, mas caso você queira e esteja se sentindo bem, a decisão é toda sua. Aproveite esse período da noite para ficar com a família, jantar, fazer algo que gosta, e ir se preparando para estar com tudo no jeito e pode ir dormir naquele horário da sua rotina.
Isso é só uma ideia certo, longe de ser modelo para qualquer coisa. Cada pessoa tem ritmos e métodos que funcionam melhor. Cabe a você ir testando e vendo o que é melhor para você. Tem gente que gosta mais da noite, então prefere dormir das 4h da manhã até 11h, acordar curtir uma preguiça, já almoçar e começar o dia a todo vapor após este almoço, indo até madrugada adentro. Como eu disse, cada um cada um.
Espero ter contribuído. Abraço.