Olá a todos!
Compartilhar a experiência com a mandala Ikigai é, por si só, um exercício de autoconhecimento. Para quem, como eu, sente que o propósito nem sempre está totalmente claro para guiar decisões de carreira ou até mesmo a construção da imagem pessoal, essa ferramenta oferece um caminho muito interessante.
Minha Experiência com o Ikigai O que mais me chamou a atenção no exercício do Ikigai foi a forma como ele nos convida a pensar em diferentes esferas da nossa vida, e não apenas no que fazemos profissionalmente. A ideia de cruzar "o que você ama", "o que o mundo precisa", "o que você é bom" e "pelo que você pode ser pago" realmente força a gente a olhar para além do óbvio.
No meu caso, percebi que algumas dessas áreas já estavam bem definidas. Eu tenho clareza sobre algumas coisas que amo fazer e em que sou razoavelmente bom. No entanto, conectar isso com "o que o mundo precisa" e, principalmente, com "pelo que eu posso ser pago" foi o grande desafio e o ponto de maior aprendizado.
Os Insights que Tive Ao preencher as interseções da mandala, surgiram algumas reflexões importantes:
Validação de Habilidades: Consegui visualizar como algumas das minhas habilidades, que eu via apenas como hobbies ou interesses pessoais, podem, de fato, ser valiosas para outras pessoas e até ter um potencial de retorno financeiro. Abertura para Novas Possibilidades: O exercício abriu minha mente para pensar em caminhos de carreira ou até mesmo em projetos paralelos que eu não tinha considerado antes, justamente porque eu estava muito focado em modelos tradicionais ou no que eu já conhecia. Conexão com o Propósito: A parte de "o que o mundo precisa" foi crucial. Ela me fez sair do meu próprio umbigo e pensar em como minhas paixões e talentos poderiam, de alguma forma, contribuir para algo maior. Foi aí que o propósito começou a ganhar contornos mais definidos, não como algo grandioso e inatingível, mas como pequenas ações ou direções que eu posso tomar. Redução da Pressão: Ao invés de sentir que preciso ter um "propósito de vida" já pronto e lapidado, o Ikigai me mostrou que é um processo de descoberta e alinhamento contínuo. Isso deixou a decisão sobre carreira muito mais leve, como o exercício prometeu. Agora, vejo que posso buscar algo que se aproxime mais do meu Ikigai, mesmo que não seja a solução perfeita de imediato. Como Isso Ajuda nas Decisões Para mim, o Ikigai não entregou uma resposta pronta de "faça isso e você será feliz". Em vez disso, ele me deu uma bússola. Agora, ao considerar uma nova oportunidade de trabalho, ou ao planejar um desenvolvimento de carreira, consigo avaliar o quão alinhado esse caminho está com cada um dos quatro pilares. Se uma vaga oferece um bom retorno financeiro, mas não me permite usar minhas habilidades que amo ou não contribui para algo que o mundo precisa, talvez não seja o meu Ikigai.
É uma ferramenta poderosa para clarificar o que realmente importa e para construir uma imagem pessoal e profissional mais autêntica e conectada com quem realmente somos.