1
resposta

manage.py não funciona

Olá estou tentando subir um servidor(runserver) no curso de Django, mais o arquivo manage.py não funciona, aparece assim /Library/Frameworks/Python.framework/Versions/3.9/bin/python3.9: can't open file '/Users/one/aplicacao/manage.py': [Errno 2] No such file or directory Já tentei até colocar python3.9 q é a versão que estou usando mais nada acontece.

1 resposta

Oiii Caenã, como você está?

Pelo log de erro, aparentemente o seu arquivo manage.py não está na mesma pasta que você está tentando executar o servidor. Caso você esteja utilizando o Windows, digite dirno terminal para que seja listado os arquivos dessa pasta. Caso você utilize o Linux, o comando é o ls. Nessa listagem deverá aparecer o arquivo manage.py, como mostro abaixo:

Arquivo manage.py na listagem de arquivos

Caso não apareça, significa que você está tentando executar o comando manage.py fora da pasta que ele se encontra. E para corrigir isso, vá até a pasta do seu projeto e certifique que o arquivo manage.py se encontra nela. Após isso, copie o endereço da pasta:

Endereço da pasta do projeto

Agora, acesse a pasta pelo terminal digitando o seguinte comando:

cd endereço_que_você_copiou 

No meu caso seria:

cd C:\Users\olive\Desktop\projeto

Ative o ambiente virtual:

venv\Scripts\activate

Agora, execute o servidor:

python manage.py runserver

Caso o mesmo erro persista, compartilhe uma imagem da sua estrutura de pastas e de como você está tentando executar no terminal. Para upar uma imagem no fórum, basta upá-la no Imgur e deixar o link na resposta.

Qualquer dúvida estou por aqui, é só falar.

Abraços e bons estudos!