Durante a aula, tomei a liberdade de tentar fazer um tabuleiro de xadrez pra sedimentar os conhecimentos. Tive a ideia de compartilhar nas dúvidas da aula e vi que já tinham tido essa ideia e que o código estava muito extenso. Vi que foi respondido com outro código mais sucinto mas usando mais de uma função.
O código que montei usa somente a função dada na aula e faz um tabuleiro de forma simples. Vou deixar aqui a título de curiosidade pra quem quiser ver, e para deixar a dica para os iniciantes de irem além do que é ensinado na aula. Só se aprende a programar treinando e muito.
O código:
<canvas width="400" height="400"></canvas>
<script>
function desenhaQuadrado(x, y, cor) {
var tela = document.querySelector("canvas");
var pincel = tela.getContext('2d');
pincel.fillStyle = cor;
pincel.fillRect(x, y, 50, 50);
pincel.strokeStyle = 'black';
pincel.strokeRect(x, y, 50, 50);
}
var x = 0;
var y = 0;
var cor = 'beige';
contador = 1;
while (x <= 400 && y <= 400) {
desenhaQuadrado(x, y, cor);
x += 50;
contador += 1;
if (x == 400) {
x = 0;
y += 50;
contador -= 1;
}
if (contador % 2 == 0) {
cor = 'black';
}
else {
cor = 'beige';
}
}
</script>
Não foi bem uma dúvida e não precisa de resposta alguma. Mas achei legal compartilhar pra quem tá começando a treinar lógica com os cursos de lógica daqui.