Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mais uma alternativa

Seria uma alternativa considerável?

<canvas width="600" height="400"></canvas>

<script>

    var tela = document.querySelector('canvas');
    var pincel = tela.getContext('2d');

    pincel.fillRect(0, 0, 600, 400);

    function desenhaCirculo(eixoX, eixoY, raio) {

        pincel.fillStyle = 'red';
        pincel.beginPath();
        pincel.arc(eixoX, eixoY, raio, 0, 2 * Math.PI);
        pincel.fill();

    }

    function limpaTela(){

        pincel.clearRect(0, 0, 600, 400);
    }

    var x = 20;
    var y = 0;

    function atualizaTela() {

        if(x < 580) {
            limpaTela();
            desenhaCirculo(x, 20, 10);
            x++;
            y = x;
        }

        if(y > 20) {
            y--;
            limpaTela();
            desenhaCirculo(y, 20, 10);
        }else{
            x = y;
        }
    }

    setInterval(atualizaTela, 10);

</script>
1 resposta
solução!

Sim, se funciona é uma alternativa válida