1
resposta

Mais duvidas sobre JavaScript e o bloco <Script>

Bom dia.... e já venho com mais duvidas sobre o JS. Eu estou tentando criar do meu jeito o advinhação que o Flavio fez.

Teste sua perícia

<script>
    numSorteados = [];

function sorteiaNumero(){
        return Math.round(Math.random() * 10);
    }

function populaMatriz(PosMax){
        for(var i = 0; i < PosMax; i++){
           numSorteados.push(sorteiaNumero());       
        }
    }

numSorteados =  populaMatriz(4);

console.log(numSorteados);
</script>

Seguem mais algumas duvidas

1- Eu ainda não consegui compreender direto como o bloco Script é invocado. O Flavio até dá o exemplo de associação com o "onClick" do Botão mas é só isso? Esse código só pode ser chamado pelas funções especificas? 2- No exemplo acima se eu quisesse só chamar a função eu teria que colocar isso associada a um componente? E o log, teria que colocar na chamada também?

1 resposta

Olá Denilson! Tudo bem?

1. Como o bloco <script> é invocado:

O bloco <script> é executado automaticamente quando a página é carregada. Isso significa que qualquer código JavaScript dentro desse bloco será executado assim que o navegador terminar de carregar o HTML. No seu exemplo, as funções sorteiaNumero e populaMatriz estão definidas dentro do <script>, mas elas só serão executadas se forem chamadas explicitamente.

O uso do onClick em um botão é uma maneira de associar a execução de uma função a um evento específico, neste caso, o clique do usuário. Isso não é a única maneira de invocar funções em JavaScript. Você pode chamar uma função diretamente em qualquer parte do código, ou associá-la a outros eventos, como onLoad, onChange, etc.

<button onclick="minhaFuncao()">Clique aqui</button>

No exemplo acima, a função minhaFuncao será chamada quando o botão for clicado.

2. Chamar a função sem associá-la a um componente:

Se você deseja chamar uma função sem associá-la a um evento de um componente, você pode simplesmente chamá-la diretamente no código JavaScript. No seu exemplo, a função populaMatriz(4) está sendo chamada diretamente, o que é suficiente para executá-la quando o script é carregado.

Quanto ao console.log, ele é usado para imprimir informações no console do navegador, e não precisa estar associado a um evento ou componente. Você pode usá-lo em qualquer lugar do seu código para verificar valores ou o fluxo de execução.

populaMatriz(4);
    console.log(numSorteados);

Isso significa que quando o script for carregado, ele irá popular a matriz e depois imprimir o resultado no console.

Espero ter ajudado. Conte sempre com o apoio do fórum em sua jornada :)

Abraços e bons estudos!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓