Em um dos exercicios eu encontrei você afirmando que é estritamente necessario o uso da flag /M para setar permanentemente uma variavel, porém fiz o teste aqui e eu consegui setar sem a flag... (Sim, fechei, abri de novo e está lá, permanente);
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Em um dos exercicios eu encontrei você afirmando que é estritamente necessario o uso da flag /M para setar permanentemente uma variavel, porém fiz o teste aqui e eu consegui setar sem a flag... (Sim, fechei, abri de novo e está lá, permanente);
Olá Eduardo,
Sem a flag /M você só seta a variável do sistema para o seu usuário do computador. A flag /M habilita você criar uma variável do sistema .
A importância disto é por que certas ferramentas e programas utilizam as variáveis do sistema para funcionar, então se utilizarmos somente as variáveis do usuários, não temos como garantir que o funcionamento destes programas seja o mais ideal possível.
O Windows também concatena o PATH do usuário com o PATH do sistema em certos momentos, sempre dando preferência para o PATH do sistema, então é uma boa prática sempre adicionarmos as variáveis que achamos importantes como variáveis do sistema.
Por isso sempre indico a flag /M para os usuários que estão aprendendo o prompt, assim evitamos problemas difícies de debuggar no longo prazo.
Atenciosamente,
Douglas Quintanilha