Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

Mais de banco de dados no XAMPP

Olá,

tenho uma dúvida. Como faço para ter mais de um site no XAMPP? Esta dúvida surgiu pq eu importei o sql concedido para este módulo e ao tentar acessar o localhost dele a tela não carregava. Durante esta tentativa eu estava com o banco de dados que criei no primeiro módulo ainda no XAMPP e estava conseguindo acessar ele, apenas não acessava o novo. Pensei q talvez poderia ser nome, porém um estava nomeado "jornada-viagens" (hífen fazendo separação) e o que foi concedido estava nomeado "jornadaviagens". Eu acabei excluindo o banco "jornada-viagens" (que eu criei no primeiro módulo) e ai sim consegui acessar o novo banco "jornadaviagens". A título de disclamer, fiz a transferencia dos arquivos na pasta do XAMPP como explicado e mesmo assim, com os dois bancos na pasta, e mesmo com nomes diferentes, o "localhost/jornadaviagens/wp-admin" não carregava a página.

Este é um problema que ocorre quando se tem mais de um banco criado? Ou é por causa da similaridade dos nomes, mesmo tendo o hífen que faz a diferenciação? Ou é uma limitação do XAMPP? Ou alguma configuração necessária no Apache?

1 resposta
solução!

Olá, Luciano!

Entendo sua confusão, mas não se preocupe, é perfeitamente possível ter mais de um banco de dados no XAMPP. O problema que você está enfrentando não é uma limitação do XAMPP e nem deve ser causado pela similaridade dos nomes dos bancos de dados.

O que pode estar acontecendo é uma confusão na configuração do WordPress com relação ao banco de dados que ele deve acessar. Quando você importa o banco de dados e os arquivos do WordPress, é importante que o arquivo wp-config.php esteja configurado corretamente para acessar o banco de dados desejado.

O arquivo wp-config.php é o arquivo de configuração do WordPress, onde se define, entre outras coisas, qual o banco de dados que o WordPress deve usar. Ele fica na raiz da pasta do WordPress, ou seja, se você colocou os arquivos do WordPress na pasta jornadaviagens dentro de htdocs, o arquivo estará em htdocs/jornadaviagens/wp-config.php.

Dentro desse arquivo, você encontrará as seguintes linhas:

define( 'DB_NAME', 'nome_do_banco_de_dados' );

/** Usuário do banco de dados MySQL */
define( 'DB_USER', 'nome_do_usuario' );

/** Senha do banco de dados MySQL */
define( 'DB_PASSWORD', 'senha' );

/** Nome do host do MySQL */
define( 'DB_HOST', 'localhost' );

Certifique-se de que o nome_do_banco_de_dados corresponde ao nome do banco de dados que você deseja utilizar (no seu caso, "jornadaviagens" ou "jornada-viagens"). O nome_do_usuario e a senha devem corresponder ao usuário e senha do MySQL que você está usando (geralmente, o usuário é "root" e a senha é deixada em branco, a não ser que você tenha alterado isso).

Se você quiser manter os dois bancos de dados e alternar entre eles, você precisará ter duas cópias dos arquivos do WordPress, cada uma com seu próprio arquivo wp-config.php apontando para o banco de dados correspondente. Por exemplo, você poderia ter uma pasta jornadaviagens e uma pasta jornada-viagens dentro de htdocs, cada uma com seu próprio WordPress e seu próprio banco de dados.

Espero ter ajudado e bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software