Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
1
resposta

mail: cannot send message: Process exited with a non-zero status

Estou tentando fazendo um exercicio aqui da alura para mandar um e-mail, mas não estou conseguindo, esta aparecendo que "mail: cannot send message: Process exited with a non-zero status" o sricpt esta assim:

#!/bin/bash

memoria_total=$(free | grep -i mem | awk '{ print $2 }') memoria_consumida=$(free | grep -i mem | awk '{ print $3 }') relacao_memoria_atual_total=$(bc <<< "scale=2;$memoria_consumida/$memoria_total *100" | awk -F. '{ print $1 }')

if [ $relacao_memoria_atual_total -gt 10 ] then mail -s "Consumo de memoria acima do limite" gui.f.menezes05@gmail.com<<del O consumo de momoria esta acima do limite que foi especificado. Atualmente o consumo é de $(free -h | grep -i mem | awk '{ print $3 }') del fi

e meu /etc/ssmtp/ssmtp.conf esta: root=guicraftbr3@gmail.com mailhub=smtp.gmail.com:587 hostname=guilherme AuthUser=guicraftbr3@gmail.com AuthPass=MINHASENHA UseSTARTTLS=yes UseTLS=yes

1 resposta
solução!

Oi Erick, tudo bem?

Desculpe a demora em retornar.

Verifique se as informações de autenticação no arquivo /etc/ssmtp/ssmtp.conf estão corretas. Certifique-se de que o endereço de e-mail, a senha e o servidor SMTP estão configurados corretamente.

Além disso, verifique se o pacote ssmtp está instalado corretamente em seu sistema. Você pode instalá-lo usando o comando sudo apt install ssmtp no Ubuntu, por exemplo.

Outra possível causa desse erro é se você estiver tentando enviar o e-mail de um ambiente restrito, como um servidor compartilhado. Nesses casos, pode ser necessário entrar em contato com o provedor de hospedagem para obter mais informações sobre as restrições de envio de e-mails.

Espero que essas dicas te ajudem a resolver o problema!

Um abraço e bons estudos.