porque eu não poderia salvar a macro para todos os arquivos e sim em um arquivo só não compreendi essa parte direito
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
porque eu não poderia salvar a macro para todos os arquivos e sim em um arquivo só não compreendi essa parte direito
Olá, Fernando. Como vai?
Essa é uma dúvida muito comum quando começamos a trabalhar com automação no Excel. A diferença entre salvar uma macro em uma planilha específica ou deixá-la disponível para todos os arquivos está diretamente ligada à organização e à portabilidade do seu trabalho.
Vamos entender a lógica técnica por trás disso:
.xlsm): Quando você grava ou escreve uma macro e salva o arquivo como Pasta de Trabalho Habilitada para Macro do Excel, o código do VBA (Visual Basic for Applications) fica guardado dentro desse arquivo específico. Se você enviar esse arquivo por e-mail para um colega, a macro irá junto com ele e funcionará perfeitamente no computador dele. O "problema" é que essa macro só pode ser executada se esse arquivo exato estiver aberto.PERSONAL.XLSB): Quando você escolhe a opção de salvar na "Pasta Pessoal de Macros", o Excel cria um arquivo oculto no seu computador que é inicializado toda vez que você abre o Excel. Isso significa que você pode criar um arquivo em branco e a macro estará lá disponível para ser usada.Existem ótimos motivos de boas práticas para você escolher salvar a macro em um arquivo só em vez de disponibilizá-la globalmente:
Use a tabela abaixo para guiar sua decisão no dia a dia:
| Onde salvar? | Quando usar? | O que acontece se eu compartilhar? |
|---|---|---|
No próprio arquivo (.xlsm) | Rotinas específicas daquela planilha (ex: formatar aquele relatório mensal). | Outra pessoa conseguirá usar a macro normalmente. |
Na Pasta Pessoal (PERSONAL.XLSB) | Ferramentas genéricas de produtividade suas (ex: um botão para limpar formatação de qualquer tabela). | Outra pessoa receberá apenas os dados, a macro fica só no seu PC. |
Espero que possa ter lhe ajudado!