2
respostas

Mac OS Mojave 10.14.6 - Variável JAVA_HOME Permanente

Olá Pessoal,

Eu tive alguns problemas aqui para configurar a variável de ambiente JAVA_HOME no meu Mac.

Antes de entrar na Alura, eu estava estudando (ou pelo menos tentando, rsrsr) Java em outra plataforma EAD. Mas lá só ensinavam a configurar o JDK no Linux. Eu tive que quebrar a cabeça para resolver as coisas no Mac.

Assim, tomei a liberdade de compartilhar o passo-a-passo que fiz para ajustar a variável de ambiente de forma permanente, pois depois de pesquisar muito (Google, StackOverflow, etc.) aprendi que se usar os comandos abaixo diretamente no Terminal do Mac, a variável JAVA_HOME funciona temporariamente, apenas na sessão que estiver aberta no momento.

export JAVA_HOME=/Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk-**.*.*.jdk/Contents/Home
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH

Obs.: Se tiver qualquer erro, por favor me corrijam. Mas basicamente, o que fiz aqui, funcionou na minha máquina.

• Depois de instalar o JDK na sua máquina:

1. Editar/ criar o arquivo .bash_profile

Ao abrir o Terminal, normalmente ele retorna o diretório principal do Mac (home folder). No meu caso, aparece assim:

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Se não estiver no diretório principal, digite cd ~ ou cd $HOME para acessá-lo.

1. Dentro do terminal, no diretório principal (home folder) do Mac, digite ls -al para ver todos os arquivos invisíveis, incluindo o arquivo .bash_profile . Se o arquivo estiver lá, execute o passo 3.
  2. Para criar o arquivo, digite touch .bash_profile Após criar, se você quiser verificar, basta repetir o passo 1.

1. Para abrir, digite open -e .bash_profile . O arquivo será aberto no editor de texto do Mac (TextEdit) em uma janela separada. Não feche essa janela agora.

2. Configurar a Variável JAVA_HOME no .bash_profile

No Terminal

1. Digite cd / para acessar o diretório raiz.
  2. Digite cd usr/libexec para acessar o diretório libexec. Digite ls e confirme que o arquivo java_home se encontra nessa pasta. anote esse caminho usr/libexec ou digite pwd para ver o caminho da pasta libexec .

No arquivo .bash_profile (TextEdit)

1. Digite export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home)

1. Salve e feche o arquivo/TextEdit.
  2. Feche o Terminal e abra-o novamente.

Depois de abrir o terminal, digite echo $JAVA_HOME . O Terminal retorna o seguinte, de acordo com a versão JDK instalada:

Um grande abraço a todos!

2 respostas

Olá Raphael! Tudo bem?

Achei sensacional a sua explicação!

Com ceteza ela ajudará os colegas que utilizam Mac!

Como não utilizo esse sistema, não tenho como te dizer se poderia fazer algo de forma diferente, mas pela forma como você explicou, ficou ótimo!

Fique a vontade para compartilhar mais ajudas como essa, te agradecemos por enriquecer nosso fórum dessa forma!

Caso este post tenha lhe ajudado, por favor, marcar como solucionado ✓.Bons Estudos!

Olá Guilherme!

Vi agora sua resposta! Muito obrigado pelas considerações! Sempre que puder eu vou compartilhar minhas experiências aqui.

Realmente eu apanhei um pouco para encontrar essa solução. E desse jeito resolveu aqui, rsrs. Então acredito que possa ajudar outros amigos aqui com o mesmo sistema, MacOS Mojave, 10.14.6.

Um grande abraço!