Olá Pessoal,
Eu tive alguns problemas aqui para configurar a variável de ambiente JAVA_HOME no meu Mac.
Antes de entrar na Alura, eu estava estudando (ou pelo menos tentando, rsrsr) Java em outra plataforma EAD. Mas lá só ensinavam a configurar o JDK no Linux. Eu tive que quebrar a cabeça para resolver as coisas no Mac.
Assim, tomei a liberdade de compartilhar o passo-a-passo que fiz para ajustar a variável de ambiente de forma permanente, pois depois de pesquisar muito (Google, StackOverflow, etc.) aprendi que se usar os comandos abaixo diretamente no Terminal do Mac, a variável JAVA_HOME funciona temporariamente, apenas na sessão que estiver aberta no momento.
export JAVA_HOME=/Library/Java/JavaVirtualMachines/jdk-**.*.*.jdk/Contents/Home
export PATH=$JAVA_HOME/bin:$PATH
Obs.: Se tiver qualquer erro, por favor me corrijam. Mas basicamente, o que fiz aqui, funcionou na minha máquina.
- Depois de instalar o JDK na sua máquina:
1. Editar/ criar o arquivo .bash_profile
Ao abrir o Terminal, normalmente ele retorna o diretório principal do Mac (home folder). No meu caso, aparece assim:
Se não estiver no diretório principal, digite cd ~
ou cd $HOME
para acessá-lo.
- Dentro do terminal, no diretório principal (home folder) do Mac, digite
ls -al
para ver todos os arquivos invisíveis, incluindo o arquivo .bash_profile . Se o arquivo estiver lá, execute o passo 3. - Para criar o arquivo, digite
touch .bash_profile
Após criar, se você quiser verificar, basta repetir o passo 1.
- Para abrir, digite
open -e .bash_profile
. O arquivo será aberto no editor de texto do Mac (TextEdit) em uma janela separada. Não feche essa janela agora.
2. Configurar a Variável JAVA_HOME no .bash_profile
No Terminal
- Digite
cd /
para acessar o diretório raiz. - Digite
cd usr/libexec
para acessar o diretório libexec. Digitels
e confirme que o arquivo java_home se encontra nessa pasta. anote esse caminhousr/libexec
ou digitepwd
para ver o caminho da pasta libexec .
No arquivo .bash_profile (TextEdit)
- Digite
export JAVA_HOME=$(/usr/libexec/java_home)
- Salve e feche o arquivo/TextEdit.
- Feche o Terminal e abra-o novamente.
Depois de abrir o terminal, digite echo $JAVA_HOME
.
O Terminal retorna o seguinte, de acordo com a versão JDK instalada:
Um grande abraço a todos!