5
respostas

Má prática?

Não ficou claro por qual motivo seria uma má prática atribuir os mesmo nomes que consta no retorno do JSON para os nome das propriedades na Class Musica.

Me refiro a este trecho:

**qual nome devemos atribuir para apontar cada uma dessas propriedades?**
Daniel: Por enquanto acho que vamos usar o mesmo nome que consta na API.
Guilherme: Isso é uma boa prática?
Daniel: Não, outra situação comum na carreira de pessoas desenvolvedoras é a necessidade de traduzir uma estrutura de dados para outra. Pode ser para alterar a hierarquia ou tradução mesmo.
5 respostas

Estudante,

Na minha opinião, desde que todo o sistema adote o mesmo padrão, não é "má pratica".

Má prática mesmo é dizer "pessoa desenvolvedora" ao invés de "desenvolvedor", por acaso existem "não pessoas desenvolvedoras"? Seriam animais não racionais desenvolvedores? Seria vegetais ou minerais desenvolvedores? Essa atitude RIDÍCULA GLOBALISTA de nivelar tudo por baixo me dá pena...

[]'s,

Fabio I.

Olá, Fabio

Creio que você não tenha respondido minha pergunta...

Minha pergunta é o seguinte: Quando recebemos um JSON, temos objetos com chave e valor, certo? Quando vamos passar os campos desse objeto para a camada Model em forma de propriedade, foi dito que não seria uma boa pratica utilizar os mesmos nomes das chaves para as propriedades , porém não ficou claro o motivo disso ser considerado uma má prática

Estudante,

Okay, vou tentar explicar.

Seria uma "boa prática", pois você NÃO precisa decorar OUTRO nome, em outras palavras, se você souber qual é o nome dentro do JSON, você saberá o nome da propriedade e vice-versa pois se trata do mesmo nome, sacou?

[]'s,

Fabio I.

obrigada por contribuir Fabio, pela sua explicação da a entender que com essa abordagem é possível considerar tanto boa prática quanto má pratica.

Mas a minha pergunta se refere a MÁ PRÁTICA comentada na aula, quais são as desvantagens de usar dessa maneira...

Se outra pessoa que souber puder agregar, agradeço.

Estudante,

A ÚNICA desvantagem é que com nomes diferentes você precisa lembrar dos dois nomes e sempre fazer um "de -> "para". "Só isso" (entre aspas, pois dificulta bastante com o tempo).

Imagine um sistema que os nomes das variáveis sejam os nomes e sobrenomes de todas as suas ex-namoradas (já ouvi falar que um cara fez isso)... o programador que pegar esse sistema depois para fazer manutenção vai ficar doidão... KKKKK!!!

Ou um sistema que o nome das variáveis é algo como, por exemplo: "A1B4S239" e o nome equivalente no JSON é "J3489FG23". Pura insanidade!

[]'s,

Fabio I.