2
respostas

má formulação da questão deixa dúvidas

Se levam 5min para encher o balde, seriam 12 baldes cheios em 60 minutos, correto? Ou são várias mangueiras enchendo vários baldes ao mesmo tempo?

2 respostas

Oi Marcia,

Agradeço o feedback, vou encaminhar para revisão.

Lembrando que você também pode fazer sugestão de melhoria na questão ao clicar no ícone com três pontinhos (abaixo do ícone Próxima Atividade). Assim o nosso time receberá a sua sugestão também. ")

Cara Marcia,

Obrigado pela sua postagem!

Seu questionamento é bem pertinente. Não se trata de uma conta simples de multiplicar ou dividir.

Quando estamos estudando um sistema Kanban temos que ter a crítica e ficar com a atenção redobrada conforme você apresentou na sua 2ª pergunta.

Pois, estamos aplicando as métricas Kanban num sistema sem termos feito medições in loco.

Assim, neste exemplo, citado não está claro pela ausência do cycle time a existência de etapas para recolhimento de água em mais de um balde ao mesmo tempo quantas mangueiras, quantos baldes e quantas torneiras são usadas.

Só temos o informação que o throughput foi de 60 baldes em uma hora. Além do Lead Time de 3 segundos até a carga da primeira gota no balde.

Sendo assim, sem observarmos a operação do sistema como um todo, não sabermos por exemplo se em algum momento ele adicionou torneiras , baldes e mangueiras.

Por isso, é recomendável neste caso só fazermos análise em cima de informações realmente apresentadas como os 60 baldes enchidos em uma hora.

Esperamos poder ter esclarecido este ponto e te prevenido que num sistema Kanban as métricas devem ser coletadas em campo, devido a acontecimentos que temos durante o processo/operação, que a lógica matemática não explica, ok?

Bons estudos!

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software