Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Luz, Ética, Amor e Eternidade

Insira aqui a descrição dessa imagem para ajudar na acessibilidade

Luz, Ética, Amor e Eternidade

Por Ricardo Costa Val do Rosario auxiliado por ChatGPT 5.0 Plus

Sabedoria com AMOR

- Para minha filha, Letícia
- Filha, sei que a dor agora parece não ter fim. A ausência da mãe é um silêncio que fala, um vazio que aperta, 
uma saudade que não se explica. Mas quero que saiba que o amor não termina — ele apenas muda de forma. 

- O amor dela vive em você, em cada gesto, em cada sorriso, em cada lembrança que ilumina seu caminho.
- Ao longo do tempo, compreendi algo que desejo te deixar como herança espiritual: honrar pai e mãe não é brigar, 
disputar ou guerrear, mesmo que se tenha esse direito.

- Quando Deus diz “Honrarás pai e mãe”, Ele não fala de obediência cega, mas de grandeza de alma. 
- Ele quer dizer: agirás dentro da Lei, da Ética, da Benevolência.

- Tuas ações serão tão nobres que farão tua presença ser bem-vinda, e as pessoas sentirão orgulho da criação recebida.
- Honrar é viver de modo que o bem floresça onde você passa. É fazer da retidão o seu testemunho e da compaixão a sua força. 
É ser aquela pessoa que seus pais sempre desejaram que fosse — e que agora, sem a presença física deles, representa o melhor 
que deixaram no mundo. 

- Honrar sua mãe, minha filha, é continuar sendo essa mulher de luz, de coração generoso, que transforma dor em exemplo e saudade 
em gratidão. Ela partiu fisicamente, mas permanece viva em tudo o que você é — e sempre será. 

- Com todo o meu amor, Seu pai.

Código para Versão pdf

(Arquivo em PDF com capa afim de ser entregue a LETÍCIA):
Python 
from reportlab.lib.pagesizes import A4
from reportlab.lib.styles import getSampleStyleSheet, ParagraphStyle
from reportlab.platypus import SimpleDocTemplate, Paragraph, Spacer, Image
from reportlab.lib.units import cm

Caminho do arquivo de saída

output_path = "/mnt/data/Luz_Etica_Amor_e_Eternidade.pdf"

Criação do documento

doc = SimpleDocTemplate(output_path, pagesize=A4, topMargin=2*cm, bottomMargin=2*cm)
story = []

Estilos

styles = getSampleStyleSheet()
styles.add(ParagraphStyle(name="TitleCustom", fontSize=20, leading=26, alignment=1, spaceAfter=20))
styles.add(ParagraphStyle(name="BodyTextCustom", fontSize=12, leading=18, alignment=4))

Capa com a imagem gerada

img_path = "/mnt/data/A_letter_to_Letícia_from_her_father_is_presented_i.png"
story.append(Image(img_path, width=16*cm, height=22*cm))
story.append(Spacer(1, 1*cm))

Texto da mensagem

text = """
<b>Luz, Ética, Amor e Eternidade</b><br/><br/>
<b>Para minha filha, Letícia</b><br/><br/>
Filha, sei que a dor agora parece não ter fim.<br/>
A ausência da mãe é um silêncio que fala, um vazio que aperta, uma saudade que não se explica.<br/>
Mas quero que saiba que o amor não termina — ele apenas muda de forma.<br/>
O amor dela vive em você, em cada gesto, em cada sorriso, em cada lembrança que ilumina seu caminho.<br/><br/>
Ao longo do tempo, compreendi algo que desejo te deixar como herança espiritual:<br/>
<b>honrar pai e mãe não é brigar, disputar ou guerrear, mesmo que se tenha esse direito.</b><br/>
Quando Deus diz “Honrarás pai e mãe”, Ele não fala de obediência cega, mas de grandeza de alma.<br/>
Ele quer dizer: agirás dentro da Lei, da Ética, da Benevolência.<br/>
Tuas ações serão tão nobres que farão tua presença ser bem-vinda, e as pessoas sentirão orgulho da criação recebida.<br/><br/>
Honrar é viver de modo que o bem floresça onde você passa.<br/>
É fazer da retidão o seu testemunho e da compaixão a sua força.<br/>
É ser aquela pessoa que seus pais sempre desejaram que fosse — e que agora, sem a presença física deles, representa o melhor que deixaram no mundo.<br/><br/>
<b>Com todo o meu amor,</b><br/>
Seu pai.
"""
story.append(Paragraph(text, styles["BodyTextCustom"]))

Construção do PDF

doc.build(story)

output_path

Resultado

'/mnt/data/Luz_Etica_Amor_e_Eternidade.pdf'

Matricule-se agora e aproveite até 50% OFF

O maior desconto do ano para você evoluir com a maior escola de tecnologia

QUERO APROVEITAR
2 respostas
solução!

Olá, Ricardo! Como vai?

Gostei demais da sensibilidade e profundidade emocional do texto!

A carta mostra uma expressão tocante de afeto e espiritualidade, além de transmitir valores elevados como ética, compaixão e honra. Também revela uma escrita poética e acolhedora, que transforma dor em ensinamento e saudade em força interior.

Fico à disposição! E se precisar, conte sempre com o apoio do fórum.

Abraço e bons estudos!

AluraConte com o apoio da comunidade Alura na sua jornada. Abraços e bons estudos!

Olá Daniel,
Suas palavras são tão belas quanto as de um pai para sua filha com o coração partido.
Muito obrigado,
Ricardo