1
resposta

Ludicidade e Seriedade no Aprendizado

A cada dia vemos mais e mais a maneira que as aulas são aplicadas mudando e se adpatando cada vez mais ao aprendizado remoto.

A ludicidade comentada neste curso é um ponto muito interessante na qual na minha opnião quebra toda a tensão de estar em uma aula e muitas das vezes torna a absorção da matéria muito mais leve do que no momento em que estamos totalmente focados na parte teórica na qual precisamos de seriedade.

Esse equilibrio mantém o interesse em continuar o estudo remoto pois se não houver a dosagem certa ou conteúdo fica massivamente cansativo pela seriedade ou se tornará um conteúdo somente de brincadeiras que não terá um real aprendizado tornando o tempo improdutivo.

1 resposta

Ola Jhonatan, Concordo com seu ponto de vista. O desafio é conseguirmos (quando estivermos na posição de professor), a conseguir ter um repertório de ferramentas, jogos e/ou brincadeiras que possam ser adaptadas ao público e que ajudem no processo de aprendizagem, especialmente quando estamos lidando com público adulto. Isso tem a ver com a ludicidade e ajuda a quebrar, como você disse, a tensão. Mas o ponto central de seu texto, é sem dúvida a parte final, que o professor precisa encontrar esse equilíbrio entre "conteúdo teórico" e "conteúdo lúdico" (escrevo em minhas palavras) para que o ensino seja eficaz no modelo remoto. Um abraço, Décio.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software