Não estou conseguindo acertar na %Lucro
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Não estou conseguindo acertar na %Lucro
Olá Matheus, tudo bem com você?
Não ficou claro qual é sua dúvida. Pode explicar melhor e indicar a aula que está tentando replicar, assim como o erro gerado em seu ambiente?
Fico no aguardo.
Abraços e bons estudos.
No curso BI com excel: criando banco de dados com planilha . na aula 6, funções de banco de dados, na ultima coluna tem uma que chama %Lucro, não estou conseguindo entender qual formula usar e como .
E tambem não estou conseguindo proteger a planilha de forma que consiga mexer na celula dos produtos (Dados)
Olá Matheus!
Parte 1 - Como calcular % Lucro?
Na aba "Quadro de Resumo" a célula "%Lucro" em "Dados 2022" que mostro a seguir é calculada com a seguinte fórmula:

=N19/N16
Onde N19 corresponde a célula de lucro e N16 corresponde a célula de despesas.
Nesta mesma aba, na linha "%Lucro" em "Consulta por produto" segue a mesma ideia de "Dados 2022" e é calculada por:
=AM19/AM16
Parte 2 - Como proteger a planilha?
Na aba "Quadro de Resumo", selecione a célula que possui o valor de Dados. Agora, vá até Formatar e selecione Proteger Planilha:

Na tela que se abrir, deixe marcada a opção Selecionar células desbloqueadas e clique em OK:

Com isso, sua planilha foi protegida e você só conseguirá mudar a seleção dos produtos a partir do selecionador que está na célula "dados", mas, não conseguirá movimentar as outras células e é este o objetivo da aula.
Espero ter ajudado. Continue mergulhando em conhecimento e não hesite em voltar ao fórum para continuar aprendendo e interagindo com a comunidade. Em caso de dúvidas estou à disposição. Abraços e bons estudos!