2
respostas

Loose question: como avaliar o uso de CMS?

Boa tarde a todos!

Eu provavelmente irei atingir meu strike de perguntas soltas, mas é sempre bom perguntar do que viver em dúvidas, né? rs

Eu ouço muito o termo "CMS" e até entendi a definição, bem como a aplicação de alguns. Em certo momento eu colaborei com um amigo fazendo coisas bem simples num CMS de fórum (IPB). No entanto, tenho algumas dúvidas mais abrangentes e tenho certeza que são bem bobas: de que modo vocês avaliam a viabilidade/necessidade de utilizar um CMS em um website? CMS's também se aplicam a webapps? É possível fazer um produto bom sem um CMS ou seria um retrabalho desnecessário? Vocês gostam de algum CMS em particular? Se fossem fazer uma webapp ou um fórum, utilizariam CMS ou no momento atual é desnecessário?

2 respostas

Oi Paulo, tudo certo?

Opa o fórum é para isso mesmo! Tirar dúvidas, debater assuntos e trocar conhecimento, nunca hesite em perguntar!

Vamos lá!

de que modo vocês avaliam a viabilidade/necessidade de utilizar um CMS em um website?

O cliente vai ter que atualizar notícias/posts e não tem conhecimento de web? Se sim já seria um forte indicativo que um CMS ajudaria bastante nisso.

CMS's também se aplicam a webapps?

Pode ser que sim, o usuário desse webapp precisa mexer no site e não tem conhecimento de web? E mesmo se tiver, como fica pra mudar um HTML no celular por exemplo? Complicado? CMS!

É possível fazer um produto bom sem um CMS ou seria um retrabalho desnecessário?

Claro! OS CMSs disponíveis por aí ajudam, mas não são a solução para todos os problemas.

Vocês gostam de algum CMS em particular?

Como usuário e front-end, só mexi com Wordpress até hoje. Mas já vi uma galera usando o Joomla e Drupal, esse último parece ser bem chato para fazer alterações (opinião baseada no que vi no meu antigo trabalho).

Se fossem fazer uma webapp ou um fórum, utilizariam CMS ou no momento atual é desnecessário?

E pq não uma mistura dos dois? Novamente, se você precisa gerenciar o conteúdo de um site de forma rápida, CMSs pode ser a solução. Mas nada impede de você fazer um webapp também.

Espero ter ajudado no seu strike, nas suas perguntas. Vamos ver se mais algum aluno tem outras experiências e opiniões também.

Abcs! :)

Hmmm interessante. Eu fico receoso porque gostaria de criar websites simples sem auxílio de CMS, mas tenho muito a impressão de que o meu site ficaria vulnerável. Eu também só ouço falarem de Wordpress!