5
respostas

Loops e tentativas - Os 4 desafios da hora prática

Oi pessoal! Por favor, me ajudem corrigindo os meus quatro desafios da hora prática.

Agradeço desde já

Desafio 1 - Crie um contador que comece em 1 e vá até 10 usando um loop while. Mostre cada número:

// Inicializa o contador criando a variável contador
let contador = 1;

// Loop while que continua enquanto contador for menor ou igual a 10
while (contador <= 10) {
    // Mostra o valor atual do contador
    alert(contador);
    // Incrementa o contador
    contador++;
}

Desafio 2 - Crie um contador que começa em 10 e vá até 0 usando um loop while. Mostre cada número.

// Cria o contador que começa com 10
let contador = 10;

// Loop while que continua enquanto contador for maior que 0
while (contador >= 0) {
    alert(contador);
    // Reduz o contador
    contador--;
}

Desafio 3 - Crie um programa de contagem regressiva. Peça um número e conte deste número até 0, usando um loop while no console do navegador.

// Pede um número ao usuário
let numeroDoUsuario = prompt("Digite um número");

// Cria uma regra que se o número for maior que 0
while (numeroDoUsuario >= 0) {
// emite um alerta com o número do usuário
alert (numeroDoUsuario);
// e vai reduzindo até chegar no número definido na linha 5
numeroDoUsuario--
}

Desafio 4 - Crie um programa de contagem progressiva. Peça um número e conte de 0 até esse número, usando um loop while no console do navegador.

// Pede um número ao usuário
let numeroDoUsuario = prompt("Digite um número");

// Inicializa o contador a partir do zero
let contador = 0;

// Cria uma regra que se o número do usuário for maior que 0
if (numeroDoUsuario >= 0) {
// Loop while que continua enquanto contador for menor ou igual ao número do usuário
    while (contador <= numeroDoUsuario) {
        alert(contador);
        // Incrementa o contador
        contador++;
    }
5 respostas

Olá Henrique boa noite. Meu código ficou diferente do seu em alguns pontos que posso citar, caso te ajude melhor:

desafio 3, coloquei o (;) no fim da linha do decremento: 'numeroDoUsuario--;'. No desafio 3 (se não foi desconfigurado ao colar aqui) percebo que a indentação necessita de um ajuste no bloco while.

no desafio 4, apenas 1 ponto: não coloquei o 'if' antes do while, consequentemente aconselho que observe novamente a indentação.

Espero ter ajudado.

Oi Luma, boa noite! Muito obrigado \o/ me ajudou bastante. Gratidão

Muito bom!

Eu e você cometemos o mesmo erro, depois olhei no git da resolução e vi que no desafio 1 e 2 não era para ser um alert(contador), mas um console.log(contador)

Não faz diferença nenhuma no aprendizado e não é um erro no código, mas pelo menos tira a dor de cabeça de ter que ficar clicando em OK 20 vezes! KKKK

KKKKKKKKKK Na verdade, eu não passei por isso eu testei os códigos num compilador online. kkkk

Interessante que com a alert eu consegui visualizar o meu código em um copilador online, já com a tag console.log eu não consegui visualizar o que fiz na prática. Pelo VSCode não achei formas de reproduzir o código que fiz para ficar mais fácil de entender.