11
respostas

Loja online!

Bom eu estou criando um site de loja online, mais a parte do backend mais precisamente fazer com que o cliente envie os dados do cartão e assim que isso acontecer o valor chegue a conta do dono da loja, eu não sei como fazer, o alura tem algum curso desse tipo?

11 respostas

Olá Geovane, tudo bem?

Eu vi que o Rodrigo ti respondeu aqui neste outro tópico que você abriu, indicando alguns cursos que você poderia fazer e que podem ajudar no que você deseja fazer no seu site.

Qualquer dúvida é só falar e bons estudos!

É que eu queria saber só mesmo a parte de o cliente colocar o cartão e ele ser direcionado para a conta do dono da loja!

Geovane, este problema envolve vários pontos, pois, teremos que trabalhar diretamente com um cartão real ou seja, dinheiro e sistemas que envolvem pagamentos são extremamente complexos.

Algumas coisas que temos que analisar:

• Quando o cliente digitar o número do cartão, precisamos saber se este cartão realmente existe.

• Após checar se esse cartão realmente existe, precisamos fazer a conexão com a administradora do cartão para que seja verificado se o cliente possui limite, para saber se o valor pode ser descontado.

• Após todas essas verificações, quando o cliente apertar em salvar e a venda for autorizada, um comprovante de venda tem que ser enviado para o dono da loja, e um comprovante de compra tem que ser enviado para o cliente.

Para fazer todos esses passos, é extremamente necessário que você domine a linguagem de programação que irá utilizar.

Além disso, quanto a checar se o cartão existe e fazer todo o procedimento de enviar o valor comprado para a conta do dono da loja, será necessário utilizar uma API de pagamentos, que será responsável por fazer a ponte entre o seu sistema e o sistema de pagamentos da administradora do cartão. Alguns exemplos de API que fazem isso: Pagar.me, PayPal, PagSeguro, dentre outras.

Aqui na Alura, nesta aula no curso de Shopify é exemplificado como podemos integrar o nosso sistema ao PayPal.

no curso de Magento, nesta aula também é ensinado como podemos fazer a integração com o PayPal.

Vale lembrar que, tanto o Magento quanto o Shopify, facilitam o desenvolvimento de um sistema de vendas, pois, ambos permitem gerenciar produtos, estoques, clientes, dentre outros. Portanto, reforço a indicação do instrutor Rodrigo quanto aos seguintes cursos:

Caso você opte por fazer esse sistema do zero, é crucial o conhecimento na base de programação, em assuntos como: estruturas condicionais, laços de repetição, lógica de programação, consumo de API, autenticação de usuário, dentre outros. Porém, não temos um curso que aborde todos esses assuntos de uma só vez.

Qualquer dúvida, é só falar.

Mais consigo fazer isso fazendo curso da formação php?

Bom dia, Geovane

Os cursos da formação de PHP te darão uma base a respeito de programação, e sabendo essa base, você conseguirá fazer um sistema de loja online.

Mas não temos nenhum curso na formação de PHP onde você vai aprender a construir uma loja do zero e colocá-la para funcionar com sistemas de pagamento, deixá-la no ar, etc.

O que temos são os cursos que estão fora da formação, mas que te dá um suporte para construir o sistema de loja online, que são os que foram indicados a respeito de Magento e Shopify.

Sim eu entendi mais a linguagem utilizada para criar um back end de uma loja on-line é php?

Não necessariamente, fica a seu critério, você pode fazer com outras, tais como: Java, Python, PHP, JavaScript, C#.

O que muda de uma para outra, além da sintaxe, é em relação ao modo como as bibliotecas se comportam. O que vai definir na escolha da linguagem é o quanto você sabe de cada uma delas. Eu particularmente não sei muita coisa a respeito de C#, então eu não faria um sistema desse tipo utilizando essa linguagem, faria com Python, que é a linguagem que eu tenho maior proficiência.

A recomendação de ser em PHP veio porque neste tópico você demonstrou possuir conhecimento de PHP, quando citou a respeito do Magento.

Porém, se você optar em fazer com outra linguagem, só falar, daí analiso se possuímos algum conteúdo a respeito para te nortear.

Na verdade eu só sei pouco de front end backend eu n sei nada!

Que bacana que você já sabe um pouco de front, Geovane! Vai te ajudar muito para alcançar seu objetivo de fazer a loja online, no que se refere a estilização dela.

Como você não sabe nada de backend ainda, recomendo que você faça toda a formação de PHP (nela você vai encontrar vários projetinhos backend de excluir dados, cadastrar dados, atualizar, etc). Quando acabar essa formação, você terá adquirido uma boa base sobre backend que irá te auxiliar a criar sua loja online.

Obs: a linguagem de programação para backend, como disse na resposta anterior, fica a preferência, eu recomendo que você teste, faça um curso de PHP, o curso inicial e veja se você irá se sentir confortável com a linguagem. :

Aqui na Alura temos muito conteúdo sobre essa base de programação para backend em diversas linguagens, tais como C#, Python, Java.

Não existe linguagem mais fácil ou mais difícil, o que vai determinar é o quanto você sabe dela. Entretanto, para essa área de e-commerce, o PHP é amplamente utilizado. Pegou a ideia?

Se tiver ficado dúvida em algum ponto, só falar. A gente vai conversando.

No caso eu tenho que me dedicar muito né

Simmm, essa dedicação vai ser fundamental. Não sei como você está em questão de tempo para estudo, mas se você estudar uma hora por dia, já irá surtir bastante efeito a longo prazo.

Mas fica tranquilo, vai no seu tempo, um passo de cada vez. Você focou em estudar frontend e agora está indo para o backend, está no caminho certo.

E quando precisar de ajuda, ou estiver tendo algum erro ao longo dos estudos, poste um tópico aqui no fórum, sempre iremos tentar te ajudar.

Desejo sucesso na sua caminhada, Geovane!