Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
3
respostas

Logs de acesso - 3 dúvidas

Olá! Fiquei com três dúvidas da aula 5:

  1. Os spiders acessam as páginas do meu site toda vez que um usuário acessa o meu site?

  2. O instrutor diz que a relevância vem dos links atribuídos pelos usuários. Isso seria apenas postar numa rede social uma página do meu site ou acessar o meu site também conta?

  3. Meu site está na plataforma Squarespace.com. O que eu achei lá foi uma página chamada Activity Log, com dados sobre número de visitantes, de onde eles acessaram, como chegaram ao site, etc. Isso é o log de acesso?

3 respostas

Oi Ana, tudo bem? Não sou nenhum especialista em SEO, mas vou tentar te ajudar com o que sei, tá bem? Vamos lá!

  1. Não, os spiders vão de tempos em tempos, sem um cronograma muito certo.

  2. Conta como um referal (acho que é assim que escreve :) ). Uma referência, mas de onde esse link vem é que se mede a relevância. As redes sociais tem sua importância, mas mais importante que ser linkado nos posts dentro das redes sociais é ser linkado de outros sites.

    As redes sociais são um assunto um pouco mais complicado por que o conteúdo dentro delas fica escondido dos spiders muitas vezes.

  3. Me parece sim um log de acesso, mas pode não ser.

Oi, Wanderson

Super obrigada pela sua resposta.

Sobre o item 2, o que me deixou em dúvida é a estratégia de criação de sites e perfis falsos/ bots para espalhar notícias falsas, dar visibilidade a uma determinada visão de mundo ou mesmo impulsionar o trabalho de personalidades e influenciadores digitais, etc.

A gente sabe que essas referências (falsas ou não) não são autoridades, mas ajudam a dar visibilidade para temas, empresas e pessoas nos buscadores e nas redes sociais. Então me parece que a quantidade de referências é um elemento importante no SEO. Seguindo essa lógica, qualquer um pode burlar a lógica do buscador e jogar sujo para conseguir mais visibilidade na busca orgânica ou mesmo para denigrir a imagem de um concorrente, por exemplo.

Faz sentido para você?

solução!

Sim, faz sentido e já houve problemas assim antes. A verdade é que quantidade importa sim, mas há milhares de critérios além disso.

Os buscadores já enfrentaram problemas do tipo e já puniram diversos sites que usavam estratégias de ter muitos links apontando para o site.

Por isso que hoje o contexto do link também é importante. Um link de um site de receitas para um site de venda de móveis é menos relevante do que um site de notícias referenciando uma loja ou evento. O contexto é outro e a forma como esse link aparece no site também é importante.

Sobre as noticias falsas, o buraco é um pouco mais profundo. Por que fogem da questão de controle por parte de SEO, mas precisam de uma checagem mais profunda de fatos.

Faz sentido?

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software