Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
4
respostas

Login e Senha do SQL Plus não funcionam.

Alguém poderia me ajudar? No curso de Consultas SQL no Oracle: Projeções, Seleções, Joins e Views, na aula 5 (Preparando o Ambiente), o professor da o seguinte login e senha para acessar o SQL plus: system e oracle, respectivamente. Dá o seguinte erro: ORA-01017. Busquei em algumas pesquisas, tentar o seguinte: Entrar no SQLPLUS com a opção SQLPLUS /NOLOG, que não vai pedir user e senha e depois, CONNECT / AS SYSDBA Ele até conecta, porém ao criar todas as linhas e tabelas no SQL Plus conforme a aula do professor, na hora de atualizar no Oracle SQL Developer, ele não cria nada e não atualiza também. Não sei o que fazer :( Grata se alguém puder me ajudar! Abraços.

4 respostas

Olá, Amanda, tudo bem?

Você poderia fornecer mais detalhes do seu problema?

• No momento de realizar a instalação do Oracle na sua máquina, você também informou para o seu usuário system a senha oracle, como o instrutor ou foi outra senha?
  • Ao acessar o SQL Developer, a conexão é realizada com o mesmo usuário, ou seja, com o SYSDBA ou outro?

Aguardo o seu retorno!

Olá Danielle, vou bem e você? Obrigada pelo retorno! Seguinte: Ao instalar o Oracle, o usuario é o system (conforme a instrução do professor) e a senha é uma criada por mim, (na realidade o professor nem sugere de criar essa senha, a oracle, ele realmente menciona pra gente criar uma senha na qual a gente não esqueça). Ao acessar o SQL developer, eu tentei acessar pelo usuario system, utilizando a senha oracle (conforme o professor menciona no ato do acesso) e também pela senha que eu criei e não foi de nenhum jeito. Foi nesse caso que eu apelei pelo SYSDBA conforme eu li nos tutoriais que eu encontrei. Como eu disse anteriormente, ele realmente conecta, mas deu bug na hora de espelhar as tabelas no Oracle SQL. Estou parada desde então, sem dar continuidade no curso :( Agradeço se puder ajudar, caso precise que eu esclareça mais algum ponto, não hesite em me perguntar. Obrigada!

solução!

Certo Amanda, neste caso, você deve informar a senha que você criou para o usuário no momento da instalação do Oracle. Já para acessar no SQL Developer as tabelas que foram criadas no SQL Plus, você precisa criar uma conexão com o mesmo usuário, ou seja, uma conexão com o usuário SYSDBA.

Como mesmo informando a senha criada por você, o acesso não é realizado, indico que tente realizar a troca da senha do usuário system.

Você pode realizar o seguinte passo a passo para realizar a troca da senha do usuário:

• Acesse o Prompt de comando

• Execute o seguinte comando para acessar o SQLPLUS como SYSDBA:

sqlplus / as sysdba

print do Prompt de comando onde o comando  sqlplus / as sysdba esta destacado com um retângulo vermelho sem preenchimento. Ao ser executado, o login foi feito corretamente

• Após realizar o acesso, execute o seguinte comando para alterar a senha do usuário: ALTER USER nome_usuário IDENTIFIED BY nova_senha;

print do Prompt de comando onde o comando  ALTER USER nome_usuário IDENTIFIED BY nova_senha esta destacado com um retângulo vermelho sem preenchimento. Ao ser executado, informando o nome do usuário e a nova senha, o comando foi executado corretamente e a senha do usuário foi trocada

• Agora é só acessar o SQL Developer e alterar a conexão para inserir a nova senha cadastrada.

Qualquer dúvida é só falar!

Deu super certo aqui, muito obrigada, de coração!!!! Arrasou :)