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Logica um pouco diferente

Bom dia!

Fiz o código antes da explicação e cheguei a logica abaixo, o fato de ter iniciado a variável como zero e iniciar seu incremento logo após o while dá na mesmo ou não seria uma boa logica?

alert('Boas vindas ao jogo do número secreto');
let numeroSecreto = 9;
console.log(numeroSecreto)
let chute;
let contador = 0;
while(chute != numeroSecreto){
  contador ++;
  chute = prompt('Escolha um número entre 1 e 10');
  if (chute == numeroSecreto) {
      alert(`Isso ai! Você descobriu o número secreto ${numeroSecreto} em ${contador} tentativas`);
  } else {
      if (chute > numeroSecreto) {
        alert(`Número secreto é menor que ${chute}`)
    } else {
      alert(`Número secreto é maior que ${chute}`)
    }
  }
};
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solução!

Bom dia! Seu código parece estar funcionando bem, e a lógica está correta para o jogo do número secreto. Iniciar a variável contador com zero e, em seguida, incrementá-la no início do loop while é uma abordagem comum e válida.

Então, a lógica é a seguinte:

  1. Inicia-se o contador em zero.
  2. O jogador faz um chute.
  3. Incrementa-se o contador.
  4. Verifica-se se o chute é igual ao número secreto. Se for, exibe a mensagem de sucesso; caso contrário, fornece pistas sobre se o número secreto é maior ou menor.
  5. Repete os passos 2-4 até que o jogador acerte o número secreto.

Essa abordagem é eficaz para rastrear o número de tentativas que o jogador fez para acertar o número secreto. Se o objetivo é contar as tentativas, a sua lógica está correta.

Lembre-se de considerar casos em que o usuário pode inserir algo que não seja um número e tratar esses casos adequadamente para garantir que o programa seja robusto. Você pode incluir verificações para garantir que o valor fornecido pelo usuário seja um número antes de compará-lo com o número secreto.

Além disso, o uso de prompt é comum em navegadores, mas pode não ser suportado em todos os ambientes JavaScript. Se você estiver executando o código em um ambiente diferente, pode ser necessário ajustar a entrada do usuário de acordo com o ambiente específico.