2
respostas

Logica de Programação II - Incentivo ao raciocínio ou a perda de tempo?

O primeiro contato que tive com código foi por aqui, pelo primeiro módulo de Lógica de Programação.

Partindo desse ponto de vista, queria deixar meu feedback ao entrar no LP-II: Passei mais tempo no google procurando o que as funções necessárias para as resoluções dos problemas faziam, ou perguntando para um amigo programador, do que de fato estudando.

Pedir o uso dos comandos onmousemove, onmouseup e onmousedown sem explicar absolutamente NADA sobre o retorno de cada um deles não me fez pensar sobre a estrutura do código, da lógica envolvida, ou qualquer outra coisa, só me fez perder tempo. O módulo inteiro da LP-II foi mais ou menos nesse tom.

Trabalho, tenho meu próprio negócio e estou sacrificando minha agenda pra manter pelo menos 1h de estudo por dia pra ficar fazendo busca no google?

Desculpa, pessoal da Alura, mas muito, muito ruim!

Quando estava fazendo o LP-I indiquei a Alura pra pelo menos outros 2 amigos que também estavam começando a aprender programação, mas vendo o conteúdo do LP-II não apenas fico com o pé atrás para recomendar, mas tenho medo do que serão dos outros cursos mais avançados!

2 respostas

"Complicou? Nada que um momento de reflexão não resolva." Sinceramente, me frustei muito com esse curso. Pagar o alura para ter que ficar buscando no google é uma puta de uma falta de respeito. Cursos gratuitos oferecem uma didática muito melhor do que esse. Ao meu ver, os curso de lógica devia ser o curso veículo (Principal) da plataforma, visto que, se o aluno realmente aprender a programar ele irá passar mais tempo na plataforma, consumindo os demais conteudos. Triste :(

Olá, Felipe e Vinicius! Espero que esteja tudo bem com vocês!

Em primeiro lugar gostaria de agradecer o Feedback de vocês, podem ter certeza que é realmente muito importante para nós aqui da Alura e sempre procuramos uma melhora na plataforma. Também sentimos muito pelo início do processo não ter alcançado suas expectativas e o retorno de vocês será discutido entre a equipe.

A metodologia da Alura se baseia sobretudo na prática, devido a isso que os cursos introdutórios trabalham a parte de lógica de maneira a compreender como funciona de forma mais abrangente a ideia de algoritmo, que de forma simplória é uma sequência lógica de passos que possui um objetivo. Então o instrutor se atém a essa ideia pois o nível de abstração sobre o funcionamento de métodos, funções, dentre outros é um pouco maior e é abordado com mais profundidade em cursos posteriores.

Caso você já se sinta confortável com os cursos de Lógica e a Formação Iniciante em Programação, sugiro que você escolha uma linguagem e comece a aplicar seus estudos de forma mais prática para aprofundar seus conhecimentos.

Há, por exemplo, a Formação JavaScript para Back-end que é muito interessante e trabalha os fundamentos da linguagem JavaScript, que são tipos, objetos, Arrays, dentre outros.

Uma outra sugestão é realizar o curso de Algoritmos I: Selection, Insertion e Introdução a Análise. Novos cursos sobre Algoritmos também serão lançados em breve e trabalharão essas questões de forma mais densa.

Algo importante é compreender que realizar buscas pelo google, youtube ou stackoverflow faz parte da rotina de todo desenvolvedor. Fique tranquilo porque Isso também é estudar, pois pesquisar, saber qual o melhor local para encontrar as respostas e estudo contínuo são processos fundamentalis no meio da tecnologia. Até existe uma brincadeira comum que fala que a diferença entre o Jr e o Sr é justamente que o o Jr. pesquisa no google e o Sr sabe exatamente o queais termos pesquisar no google. :)

Além disso, você sempre pode contar conosco aqui pelo fórum que fazesmo o possível para tirar as dúvidas e analisar projetos dos alunos. Às vezes demoramos um pouco por conta da alta demanda mas sempre estamos por aqui :D

Por fim, vou deixar um vídeo bem legal com dicas para todo programador iniciante: Código fonte: O mínimo que você precisa saber antes de programar!

Espero que tenha ajudado de alguma forma e novamente sinto muito pelo ocorrido. Fico à disposição!

Um abraço!