Gostaria de saber o que acontece se eu abrir este programa em um celular. Os dados também são salvos utilizando o localStorage no celular? Se sim, em que lugar salva os dados?
Gostaria de saber o que acontece se eu abrir este programa em um celular. Os dados também são salvos utilizando o localStorage no celular? Se sim, em que lugar salva os dados?
Olá, Julio!
Ótima pergunta! Sim, o localStorage também funciona em dispositivos móveis, como smartphones.
Ele é parte do objeto global 'window' do JavaScript, portanto, está disponível em todos os navegadores modernos, tanto em desktops quanto em dispositivos móveis.
Quando você usa o localStorage em um celular, os dados são armazenados no navegador do dispositivo, assim como acontece em um computador. Isso significa que os dados persistirão mesmo depois que o usuário fechar o navegador, reiniciar o dispositivo, etc.
Por exemplo, se você estiver usando o navegador Chrome em um dispositivo Android, os dados do localStorage serão armazenados em um local semelhante a este:
/data/data/com.android.chrome/app_chrome/Default/Local Storage
No entanto, como mencionei, esses dados não são facilmente acessíveis - você não pode simplesmente navegar até essa pasta e abrir os arquivos. Eles são armazenados em um formato especial e são destinados a serem acessados apenas através da API do localStorage no navegador.
Mas é importante lembrar que esses dados são armazenados localmente e não são sincronizados entre dispositivos, a menos alguns dados que ficam em nuvens como senha, por exemplo. Portanto, se um usuário acessar seu site em um computador e depois em um smartphone, os dados armazenados no localStorage em um dispositivo não estarão disponíveis no outro.
Reforço que em casos de dúvidas, conte sempre com o fórum da comunidade Alura! Bons estudos!
Sucesso ✨
Um grande abraço e até mais!
Obrigado pela excelente explicação Victor. Sanou todas minhas dúvidas. Essa parte se um usuário acessar seu site em um computador e depois em um smartphone, os dados armazenados no localStorage em um dispositivo não estarão disponíveis no outro., foi bem útil. É bom ter isso em mente na hora de desenvolver o programa.
Obrigado de novo. Valeu