1
resposta

Localização x Departamento

Na aula, foi colocado que: [LOCALIZAÇÃO]--(1,N)--------------(1,1)--[DEPARTAMENTO]

Porque uma localização existe se tem um departamento e um departamento deve ter uma localização, deu ainda o exemplo de um departamento em uma cidade, até ai OK. Porém, se, na cidade X tinha o departamento responsável pela fabricação de ABC e este departamento saiu desta cidade e foi para outra. Tendo em vista que o local físico (fábrica) ainda está na cidade para uma possível futura utilização, este local ainda está no sistema pois faz parte da empresa mas não possui nenhum departamento ainda. Nesta situação o banco de dados para de funcionar..... Acho que na localização, poderia sim ser (0,N) para poder abranger esta situação. Damesma forma que em uma cidade pode estar sendo construido um novo local para futura utilização e ainda não foi destinado um departamento mas o local já existe. Como funciona? Como devemos organizar nosso modelo relacional?

1 resposta

Oii Henrique, tudo bem?

Desculpa pela demora em retornar com sua resposta.

Sim, nesse caso o local continua no banco de dados, porém o banco de dados não para de funcionar. Os dados vão só ficar desatualizados, então podemos fazer uma atualização na tabela atualizando o local.

Não me recordo se nessa tabela tem algum campo tipo "em utilização", pode ser adicionado esse campo, para sabermos se a empresa está utilizando esse local físico ou não. Dessa forma, o problema é sanado.

Espero ter ajudado. Qualquer coisa é só falar, beleza? :)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software