2
respostas

Localização do movimento "Aponte para a direção 45 graus"

Boa tarde

Estou realizando este curso e amando o conteúdo. No entanto estou com uma dúvida sobre a localização do movimento "Aponte para a direção 45 graus". Porque ele é colocado no bloco referente a como "nasce" o ator ( ou seja, seu primeiro movimento em tela) e não no bloco de movimento mesmo. Não sei se minha dúvida é muito simplória, mas me facilitará a entender a lógica que impera nesta ação.

2 respostas

Boa tarde, Andrea. Acredito que você esteja se referindo a parte inicial, onde ele compõe o Pong no Scratch, correto?

No caso do Scratch, as duas linhas azuis (as de coordenadas x & y e a de movimento apontando em 45 graus) poderiam ser colocadas debaixo de qualquer uma das abas quando bandeira verde for clicada, contanto que viessem antes dos ciclos de repetição.

Isso porque na lógica universal das linguagens de programação, os comandos são executados de cima para baixo, um de cada vez.

No caso do Scratch, ele optou por separar em blocos "semânticos" para facilitar a visualização, e nesse sentido tem mais a ver com estilo do que com uma regra restrita de programação.

Não sei se ajudou a esclarecer, mas qualquer coisa continuo à disposição. Grande abraço.

Olá Ivan. Esclareceu muito.