Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Localização do DW

Olá,

Os datawarehouses podem ser criados dentro do principal SGBD, ou devem ficar em uma estrutura separada?

Como a integração das fontes ocorrem geralmente? tem alguma mais indicada?

2 respostas
solução!

Olá Rafael tudo bem com você??

Como explicado em aula, procura-se separar a criação do DataWarehouse do BD principal, por ser melhor para gerenciar e receber as alterações sem correr o risco de perder dados. Como os DW são voltados as regras de negócio, e elas podem mudar, isso garante a integridade da informação e auxilia a gestão que é o foco de BI.

"Com o data warehouse, efetuaremos a integração de diversas fontes de dados e como sua estrutura está separada da estrutura operacional da empresa, os dados relacionados à informação gerencial deve sair das bases transacionais e ir para esta estrutura anexa, independente da fonte de origem."

Nessa parte citada em vídeo e extraída no texto da aula, fica claro compreender essa questão da separação entre operacional e gerencial.

"O data warehouse não possui nenhuma obrigação fiscal, por isso podemos projetá-lo da forma que quisermos, utilizando o conceito que a empresa definir. Por isso, o primeiro passo para implementar um data warehouse é realizar entrevistas, conhecer os executivos e entender os conceitos que devem ser aplicados para os indicadores."

Conhecendo as regras apontadas você viabiliza a construção do DW. integração vai acontecer após essas entrevistas e identificação dos níveis para quem vai direcionar os relatórios. O software utilizado para a integração desses dados no curso é o Microsoft SQL Server Management Studio 17.

Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só chamar!

Obrigado pela atenção, Victor. Acabei criando a dúvida antes de assistir a aulas posteriores que ele explicava essas situações, porém foi muito esclarecedora a sua contribuição.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software