Olá,
Os datawarehouses podem ser criados dentro do principal SGBD, ou devem ficar em uma estrutura separada?
Como a integração das fontes ocorrem geralmente? tem alguma mais indicada?
Olá,
Os datawarehouses podem ser criados dentro do principal SGBD, ou devem ficar em uma estrutura separada?
Como a integração das fontes ocorrem geralmente? tem alguma mais indicada?
Olá Rafael tudo bem com você??
Como explicado em aula, procura-se separar a criação do DataWarehouse do BD principal, por ser melhor para gerenciar e receber as alterações sem correr o risco de perder dados. Como os DW são voltados as regras de negócio, e elas podem mudar, isso garante a integridade da informação e auxilia a gestão que é o foco de BI.
"Com o data warehouse, efetuaremos a integração de diversas fontes de dados e como sua estrutura está separada da estrutura operacional da empresa, os dados relacionados à informação gerencial deve sair das bases transacionais e ir para esta estrutura anexa, independente da fonte de origem."
Nessa parte citada em vídeo e extraída no texto da aula, fica claro compreender essa questão da separação entre operacional e gerencial.
"O data warehouse não possui nenhuma obrigação fiscal, por isso podemos projetá-lo da forma que quisermos, utilizando o conceito que a empresa definir. Por isso, o primeiro passo para implementar um data warehouse é realizar entrevistas, conhecer os executivos e entender os conceitos que devem ser aplicados para os indicadores."
Conhecendo as regras apontadas você viabiliza a construção do DW. integração vai acontecer após essas entrevistas e identificação dos níveis para quem vai direcionar os relatórios. O software utilizado para a integração desses dados no curso é o Microsoft SQL Server Management Studio 17.
Espero ter ajudado, qualquer dúvida é só chamar!
Obrigado pela atenção, Victor. Acabei criando a dúvida antes de assistir a aulas posteriores que ele explicava essas situações, porém foi muito esclarecedora a sua contribuição.