Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
2
respostas

Local dos arquivos

Estou tendo um pouco de dificuldade com relação a localização dos arquivos. Neste ponto da aula, temos os arquivos init.py, bytebank.py, main.py, test_bytebank.py e pytest.ini. Percebi que nem todos estão no mesmo diretório e no meu estão todos no mesmo diretório. Talvez por isso, no meu arquivo test_bytebank.py eu tive que informar o caminho para o python ler o arquivo bytebank.py sys.path.append(os.path.dirname(os.path.abspath(r'C:\Users\Bruno\PycharmProjects\pythonProject2\tests\bytebank.py'))) coisa que o professor não precisou fazer.

Com relação a esse assunto, alguém pode me indicar onde posso ler algo que me informe como funciona essa organização de arquivos dentro de um projeto python?

2 respostas
solução!

Oii, Bruno! Tudo bem?

Agradeço por interagir aqui no fórum trazendo a sua dúvida, vamos te ajudar! Bruno, é sempre uma boa prática separar os arquivos de código dos arquivos de teste.

Você pode ter um diretório principal (por exemplo, meuprojeto/) e dentro dele subdiretórios para os módulos do seu projeto, como meuprojeto/modulo1/, meuprojeto/modulo2/, etc. Os testes geralmente ficam em um diretório separado, como meuprojeto/tests/. Cada um desses diretórios pode conter um arquivo __init__.py, que indica ao Python que esses diretórios contêm pacotes Python. Isso permite que você importe módulos entre esses diretórios usando importações relativas ou absolutas.

Outra dica é sempre usar os arquivos disponibilizados pelo Instrutor na atividade Preparando ambiente, pois o projeto estará configurado conforme o que o(a) Instrutor(a) for usar em aula.

Para aprender mais sobre a organização de arquivos em projetos Python, deixo abaixo 2 artigos que estão na documentação Python sobre módulos e pacotes:

As páginas podem abrir em Inglês, caso não se sinta confortável com o idioma, clique com o botão direito do mouse em qualquer canto da página e escolha a opção Traduzir para o português.

Espero ter ajudado, Bruno. Qualquer dúvida, compartilhe no fórum.

Bons estudos e até mais!

Ajudou demais!!! Obrigado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software