Olá Pessoal, Tem algum local por padrão ideal para criar a pasta bin? E vamos supor que queira desfazer o comando SETX, e fazê-lo novamente em uma pasta de meu interesse, como procedo? Obrigado
Você está vendo a versão anterior da nova experiência da Alura que estamos preparando para você. Em breve, ela ganha uma identidade visual novinha totalmente pensada em potencializar seus estudos!
Olá Pessoal, Tem algum local por padrão ideal para criar a pasta bin? E vamos supor que queira desfazer o comando SETX, e fazê-lo novamente em uma pasta de meu interesse, como procedo? Obrigado
Olá Kaio,
É muito comum os desenvolvedores criarem a pasta /bin/ na na home do seu usuário, ou seja , se você está no Windows :
C:/Users/SEU-USUARIO/bin
Ou no Linux:
/home/SEU-USUARIO/bin
Já que normalmente salvamos scripts particulares, que queremos ter fácil acesso.
Quanto a sua dúvida do SETX, digamos que você tenha adicionado a pasta "C:/Users/Kaio/testes" no seu PATH com o comando :
setx PATH "%PATH%;C:\Users\Kaio\testes" /M
(No prompt de comando do Windows em modo administrativo)
Agora, caso você use o comando
echo %PATH%
para mostrar o seu PATH, digamos que algo assim seja mostrado:
C:\WINDOWS\system32\;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;C:\Users\Kaio\testes`
Para remover a pasta C:\Users\Kaio\testes do seu PATH, basta utilizar o comando SETX novamente, mas colocando apenas o PATH atual, sem concatenar com o antigo.
Fazendo assim:
setx PATH "C:\WINDOWS\system32\;C:\WINDOWS;C:\WINDOWS\System32\Wbem;C:\WINDOWS\System32\WindowsPowerShell\v1.0\;" /M
Repare duas coisas:
1- Eu NÃO coloquei o começo %PATH%; , já que eu não quero concatenar o PATH antigo, e sim setar um novo.
2- Também não adicionei a pasta C:\Users\Kaio\testes no final do PATH , já que queremos o PATH sem ela.
Então não tem jeito mesmo, se queremos remover algo do PATH, precisamos setar um novo PATH, sem concatenar, removendo a pasta manualmente.
Espero ter te ajudado :)