1
resposta

Livros para complementar os estudos

Olá, estou no curso de estatística e queria saber se alguém conhece algum livro para comprar com mais exemplos de exercícios que podemos fazer para complementar os estudos. Comecei tentando com alguns de estatística básica, porém, devido a falta das tabelas online (em arquivos CSV, por exemplo) me dava muito trabalho ter que fazer as tabelas "na mão". Alguém conhece algum livro que tenham exercícios para complementar o curso (e que seja possível acessar as tabelas sem precisar digitar dado por dado)?

(ps.: Se não pode pedir este tipo de coisa me desculpem, não encontrei em nenhum canto dizendo que é proibido.)

Agradeço desde já!

1 resposta

Olá Caio boa tarde. Eu me deparei com o mesmo problema com meu livro da coleção Schaum aqui e acho que tenho um pouco de experiência pra te ajudar nisso.

Assim, livros que fornecem material online para baixar são raros, caros e geralmente você tem que comprar a versão física e torcer para que a plataforma que disponibiliza esses dados ainda esteja funcionando (o livro ter que ser lançado recentemente).

O que eu fiz foi o seguinte. Eu peguei meu livro de estatística e procurei cursos online para cada um dos capítulos do livro.

Mas calma que tenho uma boa notícia.

Aqui na Alura mesmo eles estão disponibilizando cada vez mais cursos na área de estatística. Você vai encontrar eles geralmente relacionados a excel ou a python.

Álias, associado a python a quantidade de conhecimento relacionados a estatistica é grande. Chegando até mesmo a parte de testes estatísticos já.

Se você não estiver interessado em aprender python e data science, só ir nesses cursos e baixar o conjunto de dados que é fornecido pelos cursos

Espero ter te ajudado. Grande abraço.