Solucionado (ver solução)
Solucionado
(ver solução)
6
respostas

Livros não são carregados

Olá,

Segui o passo a passo abaixo e mesmo assim os livros não são carregados no localhost:8080

Passo a passo realizado:

1- docker network create --driver nat minha-rede-local (driver bridge da erro e assim funciona perfeitamente na lição anterior) 2- docker run -d --name meu-mongo-db --network minha-rede-local mongo 3-docker run -d -p 8080:3000 --network minha-rede-local douglasq/alura-books:cap05 4- localhost:8080/seed (a mensagem de livros carregados é exibida)

6 respostas

Olá Jeferson, tudo bem? Nesse outro tópico , você falou que estava tendo um erro ao executar o comando docker-compose build, então fala pra gente se o problema foi resolvido? Porque esse erro "livros não são carregados" podem ser por causa do problema anterior!

Boa tarde Jonilson,

No caso o problema do post atual antecede o exercício do post que você citou, neste erro, não apresenta nenhum erro ao executar os comandos, porém os livros não são carregados.

Os passos seguidos foram estes descritos no post, conforme o curso:

1- docker network create --driver nat minha-rede-local (driver bridge da erro e assim funciona perfeitamente na lição anterior) 

2- docker run -d --name meu-mongo-db --network minha-rede-local mongo 

3-docker run -d -p 8080:3000 --network minha-rede-local douglasq/alura-books:cap05 

4- localhost:8080/seed (a mensagem de livros carregados é exibida)

No passo 1 ao criar a rede, estou utilizando o driver NAT, pois o bridge apresenta erro.

Obrigado.

Jeferson, precisamos verificar algumas coisas, primeiro você está utilizando o Windows correto? E qual a versão do Docker você está uitlizando, é o Docker for Windows ou o Docker Toolbox? Contudo, realmente no Windows precisamos o usar o driver de rede NAT, já que o drive brigde não existe no Windows. Uma outra coisa que você deve fazer é quando você acessar no navegador o endereço localhost:8080/, você está com o console (Ferramentas do desenvolvedor no Chrome) e verificar quais os erros são apresentados. Outra coisa, fala pra gente se quando você acessa localhost:8080/ mostra o nome do livros, o preço, enfim as informações dos livros. Se possível seria melhor que você colocar os prints das telas no Google Drive e informasse o link aqui pra gente poder acessar e entender o que está acontecendo de errado!

Jonilson,

Estou utilizando Windows 10 Pro 64 bits.

Versão do Docker e demais informações disponibilizei no link:

https://drive.google.com/open?id=1mzLxGib8osjJmzpVi-6ZbidUo9UlsVPq

Ao acessar localhost:8080/ não é apresentada as informações dos livros e também não apresenta erros no inspecionador do Chrome.

solução!

Olá Jeferson, encontrei o problema, mesmo que a imagem douglasq/alura-books:cap05, esteja com alguns problemas pelo fato de que algumas coisas mudaram no Mongoose, o erro acontece porque como o professor mencionou no vídeo, no arquivo config.development.json o conteúdo está assim:

{   
    "databaseConfig":{
        "host": "meu-mongo",
        "database": "alura-books"
    }
}

Então o host é meu-mongo porém quando você criou a imagem usando o comando:

docker run -d --name meu-mongo-db --network minha-rede-local mongo

Você indicou que o nome é meu-mongo-db e é diferente de meu-mongo assim o Mongoose não consegue encontrar o banco de dados, então é só você excluir o container com o comando:

docker rm -f meu-mongo-db

E depois subir novamente agora com o seguinte comando:

docker run -d --name meu-mongo --network minha-rede-local mongo 

E novamente ir no endereço localhost:8080/seed e depois no localhost:8080/ e os livros vão está lá!

Espero ter ajudado!

Jonilson,

Funcionou, obrigado.

Realmente eu caí neste pequeno deslize, agora os livros foram carregados e apareceram na página inicial.

Obrigado.