3
respostas

Livro e Estoque Chave primária

Olá,

A tabela de Estoque não precisa de ter uma chave primária para estar normalizada na 3FN?

Imaginando que tem uma uma tabela de Estoque com Cod_Estoque, Quantidade.

E tem uma tabela Livro com Cod_Livro, Nome.

Sendo uma relação: um livro especifico pode ter apenas 1 registo em stock (com quantidade) o stock pode ter registo de N livros

Qual seria o mais correcto? Passar o Cod_Livro para a tabela Estoque ou passar o Cod_Estoque para a tabela Livro? Qual é o critério a tomar na passagem de chave estrangeira em relações de 1 - N?

Obrigado

3 respostas

Oii Andre, tudo bem?

Se formos pensar, a tabela estoque deveria ter mesmo um campo ID para estar normalizada na 3FN, mas também não é totalmente necessário.

Independente se ela tiver um Cod_Estoque ou não, a relação continua sendo 1-N. Porque na lógica do banco, a tabela estoque vai armazenar o Cod_Livro, que é a chave estrangeira pra livro. Então o livro será cadastrado apenas uma vez com a quantidade. Quantidade é um atributo dinâmico na tabela estoque.

Espero ter sanado a dúvida. Qualquer coisa é só falar, tá bom? :)

Olá. Mas numa relação de 1 - N a chave estrangeira costuma ir para a tabela N. E neste caso esta diferente. Ob

Andre,

O estoque recebe vários livros, certo? Então, como expliquei acima, ele recebe o cod_livro como chave estrangeira. A relação fica: livro-estoque (1:N)

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software