1
resposta

Listener e fragments

Fiquei com dúvida sobre o uso de listener e onAttachFragment.

Primeiro é implementado listener, depois a solução é substituida pelo onAtach, porque senão tem problema de ter um fragment com referência nula, é isso?

Atualmente ainda se faz dessa forma? Porque eu estava tentando criar um fragment do zero e não vi exemplos assim, a minha dúvida é entender o que é do Android, o que eu preciso fazer pra que nem no exemplo não tem null pointer ou vazamento de memória e o que é solução de arquitetura.

Quando você olha a documentação, muitas vezes, não tem esse onAtach, geralmente é só o create e agora tem até um companion object e Adapter do fragment também, ou seja, está bem diferente.

1 resposta

Oi Gisele, tudo bem ?

Sendo bem transparente contigo, atualmente a galera mudou demais a forma de planejar telas no android, não estamos mais usando o conceito de fragments, agora no geral o pessoal acaba usando o jetpack compose, que é uma forma mais fluida de escrever o código referente a parte de ui, inclusive temos cursos aqui na alura sobre o tema. Em projetos "legados" (pq a maioria dos projetos ainda não utilizam compose) a galera acaba usando essa abordagem do fragment..

A ideia é você utilizar o onCreateView apenas e excluvisivamente para criar sua view e o restante você fazer na hora do attach pq vc tem certeza que tudo já está "disponivel" para ser utilizado.

Quer mergulhar em tecnologia e aprendizagem?

Receba a newsletter que o nosso CEO escreve pessoalmente, com insights do mercado de trabalho, ciência e desenvolvimento de software